Reeducandos recebem certificados após concluírem cursos pelo Pronatec – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira, 6, 25 reeducandos da Cadeia Pública Masculina, em Boa Vista, receberam certificados de conclusão de cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A iniciativa do Governo de Roraima, por meio de parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) visa proporcionar oportunidades de qualificação profissional aos internos, promovendo a reintegração social por meio da educação.

“O Governo de Roraima tem feito um grande investimento em segurança pública e de forma complementar, o governador Antonio Denarium determinou que fossem realizadas ações de formação profissional no sistema prisional, que é uma previsão na lei. Optamos pela parceria com o Sistema S, que realizou mais de 16 cursos para 305 reeducandos”, disse o secretário-adjunto de educação básica da Seed, Semaias Alexandre Silva.

O programa, executado em parceria com o Senai-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Roraima), realizou os cursos de qualificação entre 3 de julho e 9 de novembro de 2023. Ao todo foram ofertadas 3.888 horas de treinamento.

Os cursos abrangeram diversas áreas visando proporcionar habilidades técnicas e promover a reinserção no mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos estão: encanador e instalador predial, mestre de obras, padeiro, mecânico de refrigeração e climatização predial, dentre outros.

“É muito importante para nós termos uma oportunidade de conseguir provar que ainda podemos oferecer qualidades e contribuir para o bem na sociedade”, disse o reeducando Nilbrando da Silva Mota, que concluiu o curso de marcenaria.

Os critérios de seleção dos internos foram baseados em conduta, considerando aspectos como comportamento e o interesse do reeducando em participar de programas de reintegração social, assim como em adquirir conhecimentos e se comprometer com a sua própria transformação positiva.

“Como gestores, a gente sempre vê a educação como um dos pilares. Com o apoio do nosso governador sempre estaremos proporcionando e ampliando essas capacitações”, reforçou o secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022