Recursos da compensação ambiental viabilizam obras em 13 unidades federais de conservação — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Valor total de R$ 1,5 milhão será investido em 34 projetos de arquitetura e engenharia para construção, manutenção e ampliação de edificações

 

Um contrato de elaboração de projetos de arquitetura e engenharia , por meio do Fundo de Compensação Ambiental (FCA) , vai permitir o atendimento de 34 projetos de construção, conservação e ampliação das edificações e m 13 U nidades de C onservação F ederais (veja lista abaixo) , administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) .

O valor total do contrato é de R$ 1,5 milhão. O fundo é administrado pela Caixa Econômica Federal , responsável pela contratação d os projetos, com entregas previstas até o final de 2025 . Os projetos abrangem reformas, ampliações e construções de prédios administrativos para sede s de unidades, centros de visitantes, bases de apoio e estruturas de visitação (mirantes, píeres, passarelas, trilhas e pontes), além de projetos de sinalização, sistemas de esgotamento e reforma de embarcações.

A fiscalização dos projetos será realizada pela Coordenação de Obras e Projetos de Engenharia e Arquitetura ( Copea ) do ICMBio , e pela Caixa, com o acompanhamento da Coordenação de Compensação Ambiental (Cocam) e das demais coordenações técnicas do i nstituto que tem interface com os objetos contratados.

“É muito importante ter projetos conceituais que conversem com as Unidades de Conservação contempladas, especificações que deverão levar em conta o grande diferencial entre obras urbanas e intervenções em nossas u nidades, que exigem cuidados especiais com captações de água , energia e tratamento de esgotamento sanitário. As listas de materiais deverão ser bem assertivas , visando evitar desperdícios e prejuízos no transporte do material e adotar os procedimentos previstos para garantir o mínimo de impacto ao ambiente”, destaca José Alberto, engenheiro da COPEA.

A o rdem de serviço do contrato foi emitida em novembro de 2023, quando foram iniciadas as visitas técnicas por parte da empresa Lucchese Arquitetura e Interiores Ltda . , responsável pela execução d os projetos . Uma das unidades atendidas é o Parque Nacional da Serra da Bocaina , contemplado com a elaboração de oito projetos técnicos , entre os quais o de construção d o centro de visitantes de T rindade , no município de Paraty RJ .

Vivenciamos um momento inovador em que a priorização dessa agenda de projetos vai gerar resultados promissores, especialmente no que diz respeito ao progresso de processos e à contratação de projetos, bem como à aquisição de insumos estratégicos para a implementação e gestão de nossas u nidades de c onservação ”, avalia o chefe do Parna da Serra da Bocaina, Anderson Nascimento .

O contrato prevê recursos para seis projetos d o Parque Nacional da Tijuca , que terá como uma das ações a recupera ção da trilha da P edra da G ávea, por meio da instalação de passarela para os visitantes em trecho na rocha. Já o Parque Nacional de Jericoacoara conta com um projeto referente à reforma da s ede a dministrativa . No caso d a Reserva Biológica do Rio Trombetas , o projeto aprovado vai garantir a reforma d as bases flutuantes .

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATENDIDAS PELO CONTRATO

Parques N acionais:
– Serra da Bocaina (RJ-SP)
– Serra dos Órgãos (RJ)
– Tijuca (RJ)
Superagui (PR)
– Lençóis Maranhenses (MA)
– Jericoacoara (CE)
– Fernando de Noronha ( PE)

Estações E cológicas:
– Guaraqueçaba (PR)
– Maracá Jipioca (AP)
– Tamoios (RJ)

Floresta Nacional:
Saracá-Taquera (PA)

Reserva B iológica:
– Rio Trombetas (PA)

Refúgio de V ida S ilvestre:
– Arquipélago de Alcatrazes (SP)

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

 

.

 

 

 

 

 

 

Por:  Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio)

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024