Pesquisar

RAPOSA I | Governo de Roraima incentiva criação de polo turístico em território indígena

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma equipe da Secretaria de Turismo e Cultura se deslocou ao território indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia, para discutir a implantação de um polo turístico na região. A medida faz parte das ações do Governo de Roraima em fortalecer as comunidades indígenas por meio de iniciativas sustentáveis.

 

A equipe do Detur (Departamento de Turismo) foi até o local a convite da coordenação de turismo da comunidade Raposa I. O diretor do Detur, Bruno Muniz, falou sobre o objetivo da reunião para o desenvolvimento do turismo na região.

 

“A reunião pautou-se no reconhecimento e na comemoração da anuência concedida pela Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas] para que a comunidade da Raposa I comece a desenvolver os trabalhos de planejamento e de atividades turísticas na comunidade”, detalhou.

 

Além disso, Muniz disse que o encontro serviu para dialogar com os representantes a respeito da próxima etapa de desenvolvimento turístico da comunidade, com um projeto de pousada em territórios indígenas.

 

“A Etnopousada Macuxi, como nós chamamos, é um empreendimento que pretendemos desenvolver em parceria com o CAU [Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima]. Este Conselho composto por uma equipe técnica esteve, também, presente na reunião e vai elaborar todo o projeto de construção da Etnopousada, desde o projeto arquitetônico até o de engenharia”, explicou Muniz.

 

Ainda durante a visita, a equipe do Governo verificou o local, considerado ideal para a construção da etnopousada. Foram visitadas duas regiões da comunidade, na qual foi eleita como prioritária para a implementação do projeto.

 

“Depois de realizar essa visita em companhia do tuxaua da comunidade e das demais liderança, identificamos o lugar na comunidade ideal para implementação da etnopousada”, relatou.

 

O empreendimento consistirá em uma pousada 100% sustentável e totalmente administrada pelos moradores da própria comunidade Raposa I.

 

“Essa comunidade conta com uma quantidade numerosa de indígenas da etnia Macuxi, e já têm vários cursos de capacitação na área do turismo. Agora, com a implementação futura desse empreendimento inédito no Brasil, e na região Norte, essa comunidade continua sendo protagonista no desenvolvimento sustentável, tendo como apoiador o Governo do Estado, por meio da Secult e do Departamento de Turismo”, esclareceu.

 

 A ESTRUTURA

 

Quando finalizada, a pousada terá: chalés, área de vivência, área de camping, redário, restaurante e toda uma infraestrutura necessária e sustentável para receber esses visitantes e gerar renda, emprego e desenvolvimento.

 

O diretor do Detur, disse ainda que a estrutura beneficiará todas as comunidades que ficam no entorno da região. “O empreendimento beneficiará não somente a região da Raposa I, mas também toda a região, as demais comunidades da Raposa e também para o município de Normandia”, descreveu.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025