Pesquisar

QUEM PAGA A CONTA? | Escolas diminuem consumo após implantação de projeto de uso e reuso da água

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O projeto “Uso e reuso da água na escola. Quem paga a conta?”, lançado em março, já apresenta resultados positivos. Algumas escolas diminuíram consideravelmente o valor da conta de água após adotarem estratégias do uso consciente pela comunidade escolar.

 

A ação é uma iniciativa do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e é desenvolvida em 16 escolas da Capital, sob coordenação da Divisão de Educação Ambiental.

 

Em dois meses de projeto, o que pode ser observado nas duas análises foi a diminuição do consumo da água e das infiltrações em torno dos prédios escolares. Dentre as escolas de grande porte (com mais de dois mil alunos), o Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante foi a que mais conseguiu economizar na conta de água com uma diferença de 76,9% do mês de janeiro para o mês de abril.

 

“O resultado das ações do projeto será apresentado em detalhes no dia 14 de junho. Estamos desenvolvendo esta atividade nas escolas para incentivar o pensamento ambiental sobre o uso da água no ambiente escolar”, destacou a diretora do Depe, Rosilda Garcia.

 

RESULTADOS PRÉVIOS

 

A primeira etapa ocorreu no lançamento quando as equipes gestoras das escolas participantes organizaram os projetos que hoje são desenvolvidos. Junto a esse planejamento a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, parceira da iniciativa, realizou palestras educativas sobre o tema.

 

No mês de abril, a equipe da Divisão de Educação Ambiental acompanhou as escolas e entregou as contas de água do mês de março para observação do consumo.  Neste mês de maio, terceira etapa, novamente ocorre o monitoramento e entrega das contas de água do mês de abril.

 

Outras instituições de ensino que também merecem destaque são o Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes, localizada no bairro Caranã e a Escola Estadual Oswaldo Cruz, no Centro da Capital, que também conseguiram fazer do consumo da água, algo produtivo para a comunidade escolar.

 

O balanço geral dos resultados acontecerá no mês de junho, quando todas as escolas mostrarão as mudanças na cultura do consumo de água.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025