Pesquisar

PROTEÇÃO E INTERVENÇÃO Palestra orienta servidores da Superintendência de Programas Especiais a identificar sinais de violência infantil | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Jader Souza/SupCom, ALE-RR

A Superintendência de Programas Especiais (SPE) da Assembleia Legislativa de Roraima promoveu, nesta terça-feira (4), a palestra “Proteção e Intervenção: Cuidado, Acolhimento e Escuta em Situações de Violência”, voltada a servidores e instrutores do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). Colaboradores de outros órgãos vinculados à SPE também participaram da capacitação.

 

 

SPE inicia mais uma séria de capacitações. – Jader Souza/SuBCom ALE-RR

A psicóloga Fernanda Costa, especialista em violência doméstica e abuso infantil, conduziu o treinamento e destacou a importância de identificar precocemente os sinais de violência, além de adotar abordagens adequadas para acolhimento e encaminhamento dos casos.

 

 

 

A psicóloga Fernanda Costa é, também, especialista em violência doméstica e abuso infantil. – Jader Souza/SuBCom ALE-RR

“A violência infantil, seja física ou sexual, é uma realidade no Estado. É fundamental sabermos reconhecer os sinais e agir de forma não invasiva, garantindo a segurança das crianças”, explicou.

Ela ressaltou que a maioria das crianças não verbaliza o que está enfrentando, tornando essencial a observação atenta dos comportamentos.

“A última coisa que a criança faz é falar sobre o que está passando. Por isso, quando identificamos os sinais antes que ela consiga expressar, podemos intervir precocemente e minimizar danos psicológicos futuros”, alertou.

Para a servidora Jocineide Lima, do Fiscaliza, as informações compartilhadas vão além do ambiente de trabalho e podem ser aplicadas em diferentes contextos.

‘Quando aprendemos a observar a mudança de comportamento infantil, fica mais facil de poder ajudar’, a servidora do Fiscaliza, Jecineide Lima. – Jader Souza/SuBCom ALE-RR

“É essencial aprender a perceber mudanças no comportamento infantil. Isso nos permite agir de maneira mais assertiva e oferecer ajuda no momento certo”, afirmou.

Segundo o diretor do CCJuv, Márcio Vieira, as capacitações fazem parte da preparação para o retorno das atividades, previsto para o dia 12 deste mês.

 

 

O diretor Márcio Vieira contou que as capacitações irão preparar os instrutores para melhor receber e prestar suporte aos alunos. – Jader Souza/SuBCom ALE-RR

“Atendemos um grande número de crianças, e esse treinamento ajuda nossos instrutores a desenvolver um olhar mais sensível e clínico, identificando possíveis problemas e encaminhando-os para profissionais adequados”, destacou.

A capacitação também será realizada com os instrutores dos polos SHC e Pedra Pintada nos dias 5 e 6, respectivamente.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SuBCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

BEM-ESTAR ANIMAL
Mais de 6 mil animais foram cadastrados no programa pioneiro da ALERR

Postado em 18 de julho de 2025

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025

Comissão aprova proposta de áreas exclusivas para veículos escolares pararem perto de escolas

Postado em 18 de julho de 2025