Pesquisar

Projeto torna obrigatória sala reservada em IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

25/07/2024 – 12:49  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Deputado Marcos Pollon, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 1191/24 torna obrigatória a criação de uma sala reservada para atender crianças e adolescentes vítimas de violência em todos os Institutos Médico Legais de todo o país.

O texto, em análise na Câmara dos Deputados, propõe que as salas estejam devidamente equipadas para o atendimento e realização de exames periciais necessários das vítimas de qualquer tipo de violência.

O objetivo da proposta é preservar a intimidade, a dignidade, a imagem e a segurança da criança e do adolescente vítima de violência.

O autor do projeto, deputado Marcos Pollon (PL-MS), afirma que a medida se faz necessário diante dos números cada vez mais alarmantes que nos deparamos, quando analisamos a violência em criança e adolescentes.

“Por todo o exposto resta claro que a permanência das crianças e adolescentes no mesmo espaço físico de adultos que cometeram crimes, pessoas alcoolizadas que estão no IML para cumprir uma demanda, pode se tornar extremamente penoso às crianças e adolescentes e, também, não trará qualquer beneficio para a realização de perícia”, justifica.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Governo de Roraima realiza Fórum Estadual de Formação Esportiva no mês de julho

Postado em 12 de junho de 2025

REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal

Postado em 12 de junho de 2025

Policiais civis de Roraima podem participar do programa nacional de atendimento psicológico

Postado em 12 de junho de 2025