Pesquisar

Projeto Sebrae de Fruticultura oferta capacitações à empresários e produtores rurais em São João da Baliza | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Sebrae/RR em parceria com a Associação de Produtores de Banana da Baliza (ASPROBAN) realizou em 29 e 30 de agosto, por meio do Projeto Sebrae de Fruticultura, as capacitações “Sistema de Produção de Bananeiras e suas alternativas” e “A Importância do Manejo de Adubação na Agricultura Convencional”. Evento aconteceu em São João da Baliza, na Sede da ASPROBAN.

O Projeto de Fruticultura além de bastante abrangente, é inovador e busca sempre fortalecer e impulsionar o setor agrícola do país. Com foco no desenvolvimento sustentável, a ação visa oferecer suporte e capacitação aos produtores rurais, promovendo a adoção de práticas agrícolas eficientes, tecnologias avançadas e gestão estratégica.

Por meio destas capacitações técnicas promovidas pelo Sebrae/RR, os empresários rurais terão agora uma grande oportunidade de ampliar os conhecimentos na área, além de começar a utilizar o controle convencional como ferramenta para o manejo de pragas da bananeira, contribuindo para a produção de alimentos mais seguros e com menor impacto ambiental, facilitando no manejo da adubação na agricultura.

Coordenadas pela Unidade de Competitividade Agroambiental (UAGRO) do Sebrae/RR, as capacitações foram instruídas pelo engenheiro agrônomo Geremias Gomes e contaram com a presença de produtores rurais das regiões de São João da Baliza e Caroebe, representantes de associações ligados à agricultura e empreendedores rurais da região Sul.

Geremias Gomes, engenheiro agrônomo

Os presentes trataram de temas como:

  • A importância da cultura da bananeira para a economia;
  • Conceitos de pragas e danos à cultura;
  • Comparação entre o controle biológico e métodos tradicionais de controle de pragas;
  • Técnicas de aplicação de agentes de controle

Tiveram também visitas ao campo para:

  • Observação das áreas de produção de banana com diferentes sistemas de manejo;
  • Identificação de pragas e inimigos naturais no campo
  • Demonstração técnica da aplicação de agentes de controle biológico

O foco das capacitações era incentivar a diversificação produtiva, estimular a criação de cadeias de valores integrados e gerar oportunidades de novos negócios.

A Unidade de Competitividade Agroambiental do Sebrae/RR por meio do Projeto de Fruticultura, proporciona um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e o estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e a competitividade do agronegócio brasileiro.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias / SEBRAE-RR – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025