Pesquisar

PROJETO LEAN | HGR aperfeiçoa atendimentos em Urgência e Emergência com implantação de programa

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Sesau (Secretaria de Saúde), em conjunto com a direção do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), realizou na manhã desta quarta-feira, 7, a apresentação dos resultados da implantação do Projeto Lean.

 

Criada com objetivo de erradicar a superlotação em unidades de saúde que realizam serviços de urgência e emergência médica, a iniciativa tem feito a diferença nas atividades da unidade, pois reforça a humanização do atendimento aos pacientes do SUS (Serviço Único de Saúde).

 

Um exemplo disso é o indicador Nedocs – sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência, que mede o percentual de lotação de Pronto Socorro, e atualmente chegou a 57% de redução.

 

“É gratificante ver que o hospital mostrou o potencial de atendimento humanizado, por meio dos nossos profissionais. Estamos atingindo a finalidade do projeto para o qual a saúde é voltada, que é atender a população como ela merece”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

 

A INICIATIVA

 

Durante o tempo de implantação do Projeto Lean, foram propostas e aplicadas diversas mudanças na organização e serviço de todo o HGR, principal referência hospitalar do Estado.

 

A diretora geral da unidade, Patrícia Renovato, exaltou a praticidade e dinamismo proposto pela iniciativa que conta com as consultorias do Ministério da Saúde e Beneficência Portuguesa.

 

“Um projeto que durou um ano, teve uma consultoria da Beneficência Portuguesa junto com o Ministério da Saúde e a Sesau também. Os resultados tiveram um tempo recorde e nós pretendemos melhorar e chegar no ótimo”, disse.

 

À frente da assessoria do projeto em Roraima, a consultora técnica Ana Renata Guirro relatou os resultados alcançados pela unidade e planos que seguirão para a segunda fase da ação.

 

“Nós conseguimos avançar com bons resultados no tempo de permanência e tempo de passagem desse paciente dentro do hospital, principalmente do pronto-socorro. Os resultados foram tão proveitosos que vamos para a segunda fase, trabalhar nas enfermarias, centro cirúrgico e nas UTIs”, completou.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025