Pesquisar

Projeto autoriza transportador-revendedor a realizar mistura de diesel ao biodiesel – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

[ad_1]

19/08/2022 – 11:58  

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Herculano Passos pretende permitir maior competitividade ao setor

O Projeto de Lei 2044/22 autoriza empresas que atuam como Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR) a realizar a mistura e o controle de qualidade de biocombustíveis, podendo adquirir produtos necessários para a operação. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O TRR é a empresa autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) a adquirir combustível a granel, geralmente diesel e lubrificantes, para depois revender em quantidades menores a empresas e consumidores. Atualmente, no entanto, não é permitido ao TRR manusear a composição dos combustíveis.

Segundo o texto, mediante autorização específica a ser concedida pela ANP, conforme requisitos mínimos de segurança e capacidade operacional, o TRR poderá adquirir combustíveis para a mistura de agentes produtores, empresas comercializadoras, distribuidoras e importadoras.

“A autorização para que o Transportador-Revendedor-Retalhista possa realizar a atividade de mistura obrigatória de biocombustíveis é essencial para assegurar maior competitividade a esses agentes, que realizam uma atividade essencial na cadeia de suprimento de combustíveis”, destaca o autor, deputado Herculano Passos (Republicanos-SP).

“A lei não dispensará a observância de critérios de segurança operacional, tendo em vista que eventuais vazamentos de combustíveis podem provocar danos ambientais e à saúde da população, além de elevar o risco de acidentes graves”, acrescentou.

A atual resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabelece que o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil é de 10% para o ano de 2022.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

[ad_2]

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Oficina destaca fortalecimento da linha de cuidado das hepatites virais em Roraima

Postado em 15 de julho de 2025

Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade

Postado em 15 de julho de 2025

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

Postado em 15 de julho de 2025