Pesquisar

Professores indígenas brasileiros e venezuelanos finalizam curso de formação da Seed

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), entregou nesta quinta-feira, 30, certificados do curso “Educação escolar indígena como espaço educativo intercultural”. O evento aconteceu no auditório do CEEPPAL (Centro Estadual de Educação Profissional Antônio de Pinho Lima), no bairro Cauamé.

 

Foram certificados 36 professores indígenas brasileiros das redes de ensino estadual e municipais de Boa Vista e Pacaraima e professores indígenas pertencentes às etnias originárias Warao, E’ñepá e Taurepang, da Venezuela. O curso foi coordenado pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação de Roraima) da Seed.

 

“É uma determinação do governador Antonio Denarium a oferta de formação continuada na rede estadual de ensino, e esse curso ofertado pelo Ceforr foi bem específico para atender mais uma particularidade de Roraima, o atendimento aos estudantes indígenas venezuelanos”, ressaltou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

 

A diretora do Ceforr, Stela Damas explicou que a Seed realiza um plano de atendimento às crianças indígenas originárias da Venezuela no Brasil. O plano possui vários parceiros e apoiadores, e conta com o monitoramento do MPF (Ministério Público Federal).

 

“Neste momento estamos certificando os educadores que participaram do primeiro curso de formação continuada que teve como principal objetivo integrar professores brasileiros e indígenas imigrantes compartilhando novas metodologias e debatendo o atendimento às crianças e adolescentes que buscam refúgio em nosso país”, disse Stella.

 

Entre as organizações ou instituições apoiadoras do plano de atendimento estão a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e a Unicef (Fundação das Nações Unidas para a Infância).

 

Também participam a Operação Acolhida, a UFRR (Universidade Federal de Roraima), o Cedcar (Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Roraima), as prefeituras de Pacaraima e de Boa Vista, o Instituto Pirilampos e o Coletivo Mosaico.

 

“Foi um passo muito importante. A troca de experiência sobre o processo de educação dos povos, uma educação específica e diferenciada, culturalmente falando. Também tivemos encontro dos povos indígenas brasileiros e venezuelanos, então o curso representou um grande avanço para nós”, disse o representante dos povos originários venezuelanos no Brasil, Omar Perez.

 

DOIS MÓDULOS

 

Os professores que participaram do curso foram alojados tanto no Ceforr quanto nos abrigos da Operação Acolhida, entre o período de setembro e novembro de 2022. Com carga horária de 70 horas, o curso trabalhou conteúdos como os marcos legais e os desafios dos imigrantes indígenas e as relações interculturais no contexto migratório e educativo.

 

PALESTRAS DO TJ

 

A solenidade de certificação contou ainda com palestras ministradas por profissionais do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima). Os temas foram sobre o funcionamento da Ouvidoria do Judiciário estadual e “Quebrando preconceitos e elevando a autoestima”.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025