Professores de escolas estaduais do interior vão receber capacitação sobre práticas pedagógicas – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A partir desta segunda-feira, 11, professores, gestores e servidores de apoio de escolas estaduais não indígenas, localizadas no interior do Estado, receberão capacitações por meio do Programa de Avaliação realizado pelo Governo de Roraima, por intermédio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto)

A meta é a contribuição de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a autonomia, criatividade e pensamento crítico, além de construir um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.

A responsabilidade pelas capacitações é do DGE (Departamento de Gestão Escolar) em parceria com a DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo), Dipse (Divisão de Psicossocial), Polícia Militar de Roraima, SACM (Secretaria Adjunta de Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados) e o LabCrie (Laboratório de Inovação e Tecnologia para a Educação Básica).

“O objetivo é abranger conhecimento nas áreas de currículo, planejamento, projeto pedagógico, relações interpessoais, para avançar cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem atingindo o nosso principal alvo, o aluno”, disse o diretor do DGE, Silvano Pinho.

Cronograma de capacitação: março a maio de 2024

Durante os meses de março, abril e maio, diversos municípios serão contemplados com as atividades de capacitação. Inicialmente, de 11 a 15 de março, as cidades de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz do Anauá recebem a iniciativa. Em seguida, nos dias 21 e 22 de março, será a vez de Caracaraí.

O programa se estende pelos meses seguintes abrangendo professores dos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Cantá, Bonfim, Boa Vista (área rural), Normandia, Uiramutã, Rorainópolis (região do Baixo Rio Branco), Amajari e Pacaraima.

LabCrie também levará oficinas pedagógicas sobre tecnologia

Dentro deste amplo projeto se destacam os workshops pedagógicos abordando temas para a educação contemporânea. O LabCrie levará conceitos de Educomunicação, Gamificação e Aprendizagem Criativa, ministrados por formadores especializados, ferramentas inovadoras para educadores.

Equipes gestoras, pessoal de apoio e professores receberão capacitações personalizadas

Além da formação dos professores, as capacitações abrangem o pessoal de apoio como porteiros, assistentes de alunos e auxiliares de secretaria. A ênfase está nas relações interpessoais, atendimento ao público, ética profissional e postura no ambiente de trabalho promovendo a melhoria do suporte educacional.

A formação da equipe gestora também será fundamental para a eficácia do Programa. Tópicos como legislação educacional, o papel do gestor atuante e liderança educacional serão incluídos.

Já a formação dos professores será organizada em quatro salas temáticas: Eletiva e Iniciação Científica, Específicas de Aprofundamento, Educação Especial e Recomposição e Avaliação.

 

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022