DIREITO DO CONSUMIDOR

Procon Assembleia alerta para cuidados na hora das compras do Dia dos Pais

Pesquisar preços, verificar CNPJ e políticas de troca das lojas garantem segurança aos compradores
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com a proximidade do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (14), a busca pelo presente ideal pode gerar dor de cabeça. Para evitar os problemas que costumam acompanhar esse período, o Procon Assembleia reúne algumas dicas para ajudar os consumidores.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, os primeiros passos para ir às compras com segurança são definir o orçamento e fazer uma pesquisa de preço.

“É importante que o consumidor entenda do seu orçamento familiar para que não o comprometa e saiba a melhor forma de pagamento dessas compras, se é à vista ou parcelada. E então, realize a pesquisa de preço e defina o que comprar conforme esse orçamento”, explicou.

Ainda segundo Mileide, as compras online precisam de mais atenção, apesar da comodidade e praticidade que oferecem. Verificar a confiabilidade dos sites é indispensável, principalmente quando oferecem promoções “imperdíveis”.

“O consumidor deve verificar se a loja tem CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica], se possui endereço fixo ou SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] que atenda às necessidades. Além disso, deve fazer a pesquisa de confiabilidade dos sites. Mas sempre que possível, utilizar plataformas sobre as quais já tenha conhecimento e que saiba que são seguras”, pontuou.

Tanto para compras em loja física quanto online, é importante que o consumidor se certifique da possibilidade de troca, caso o presente não agrade ou não sirva. A diretora explica que as empresas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentam defeitos.

“Legalmente, não temos uma política de troca para produtos que foram comprados e não apresentam defeitos. Essas políticas são definidas pelas lojas. O consumidor, antes de fazer a compra, deve verificar as condições de troca.”

Já no caso de compra de produtos defeituosos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura a resolução do problema, desde que o comprador tenha a nota fiscal ou comprovante da compra.

“Produtos como vestimenta, [as empresas] têm até 30 dias para resolver o problema. Produtos como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o cliente tem 90 dias para informar o defeito e a loja tem 30 dias para resolver o problema”, detalhou.

Em caso de dúvidas ou problemas com as compras, os consumidores podem procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, número 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e site ale.rr.leg/procon.

Expectativa do comércio

Considerada uma das principais datas para o comércio varejista, o Dia dos Pais movimenta o comércio local. Para o consultor de vendas Yves de Souza, que trabalha há um ano no segmento de roupas masculinas, o momento é de otimismo.

“Estamos nos preparando para essa data tão especial. O movimento já está bem maior do que no mês passado. Procuramos sempre fazer promoções em datas comemorativas, para atrair mais clientes e aumentar nosso faturamento”, disse.

Segundo o consultor, a adoção de uma política de troca de produtos foi uma maneira eficaz de atrair clientes para a loja.

“Quando é presente, damos 30 dias para o cliente fazer a troca. É um período grande em relação a outras empresas. Adotamos essa política para atrair mais clientes também”, afirmou Yves.

No segmento de sapatos masculinos, a pesquisa por presentes também já começou, segundo o consultor de vendas Felipe Vinicius Silva. A expectativa é que as compras se intensifiquem com a proximidade da data.

“Esperamos que nos próximos dias as vendas aumentem ainda mais. Trabalhamos muito o marketing nas redes sociais e percebemos que os clientes já começaram a pesquisar os preços. Nossa expectativa é bem alta, até porque em Boa Vista tem poucas lojas de sapatos masculinos”, afirmou Felipe.

Fazer a pesquisa de preço, verificar a política de troca e guardar a nota fiscal já fazem parte do rito de compras do assistente social Flávio Barroso, como orienta o Procon.

“Vou ao shopping para fazer uma análise de preços, porque precisamos economizar, mas os pais merecem ser presenteados e honrados no dia deles. […] Opto por presentes que sei que ele vai gostar, como camisa, perfume, sandália. É importante comprar e guardar a notinha, caso futuramente ele queira trocar”, disse.

Mas acima da busca pelo presente, Flávio reforça o verdadeiro espírito do Dia dos Pais: celebrar a relação entre pais e filhos.

“A celebração do Dia dos Pais é importante. É uma forma de homenageá-los e demonstrar carinho e amor enquanto estão vivos. É importante fortalecer esse laço”, concluiu.

Texto: Juliana Dama
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR | 08.08.2022

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024