PREVIDÊNCIA SOCIAL

Previdência completa 99 anos com mais de 90 serviços digitais disponíveis ao cidadão

Além do Meu INSS, Prova de Vida por Biometria e Automação de Benefícios estão entre evoluções dos últimos anos trazidas por meio do INSS
Foto: INSS
A Previdência Social completou 99 anos na segunda-feira (24/01), mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado

Compartilhe:

Por gov.br

Mais digital e acessível de qualquer lugar, mas sempre com o olhar sobre o cidadão, a Previdência Social completou 99 anos na segunda-feira (24/01), mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado.

Nesse quase centenário, a Previdência está cada vez mais presente na vida do trabalhador e de sua família, no momento da aposentadoria e em situações de nascimento, invalidez e morte, além de contribuir para dinamizar a economia dos municípios brasileiros, por meio do pagamento de benefícios.

A Previdência Social no Brasil é um mundo de possibilidades e desafios. São 70 milhões de trabalhadores protegidos, sendo 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente. É uma das maiores folhas de pagamento do mundo e a segunda das Américas, ficando atrás apenas dos EUA. A maior parte desses benefícios – mais de 21 milhões – são aposentadorias pagas aos cerca de 21,8 milhões de aposentados pelo INSS.

Os grandes números não param por aí. Mais de R$ 50 bilhões são pagos mensalmente pelo INSS para milhões de brasileiros em todo país. Em alguns municípios, os benefícios ultrapassam até o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, a Previdência Social oferece proteção social a mais de 100 milhões de pessoas no Brasil.

O dia do aniversário da Previdência é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

Previdência e INSS

Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Previdência Social está em constante renovação de seus sistemas e em busca de recursos para fazer chegar ao segurado um atendimento rápido e com resposta eficaz.

Uma das ferramentas com mais destaque nos últimos anos, inclusive com reconhecimento internacional, é o Meu INSS. A Plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais na palma da mão pelo aplicativo e portal (gov.br/meuinss) sem precisar sair de casa. Fruto de uma parceria tecnológica com a Dataprev, a solução registra, em média, 40 milhões de acessos por mês.

Também por meio do Meu INSS, o cidadão consegue conversar com a assistente virtual Helô para obter informações. Somente no último mês de dezembro, foram mais de 266,1 milhões de interações e 33,7 milhões de atendimentos país afora.

O futuro da Previdência Social no Brasil está em plena construção. Além de ferramentas como o Meu INSS, ainda se destacam projetos como Prova de Vida por Biometria e por fim a Automação de Benefícios. Em dezembro de 2021, cerca de 27% das conclusões de requerimentos foram realizadas de maneira automática (antes a média era cerca de 6%).

Leia também:

CONTRAPOSIÇÃO Coronel Chagas defende governador de Roraima em pronunciamento na tribuna da ALE-RR | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras pecam na prevenção

Postado em 29 de maio de 2024

Sebrae/RR abre processo seletivo para vagas com remuneração de até R$ 5.232,10, mais benefícios | ASN Roraima

Postado em 29 de maio de 2024

‘LUZES E SOMBRAS DA AMAZÔNIA’ Exposição fotográfica na Assembleia Legislativa revela beleza singular de Roraima | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024