Pesquisar
RECONHECIMENTO

PLC que promove militares da reserva remunerada convocados para ativa é promulgado

Texto é de autoria do deputado Coronel Chagas e do presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), promulgou nesta terça-feira (2), durante sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 008/2022, que altera e acrescenta dispositivos na Lei Complementar nº 194/2012, que institui o Estatuto dos Militares do Estado de Roraima.

O texto, de autoria do deputado Coronel Chagas (PRTB) e do presidente da Casa Legislativa, estabelece que o militar da reserva remunerada, integrante do quadro estadual ou do Ex-Território Federal, caso convocado e designado para a ativa, poderá ser promovido, uma única vez, analisados os critérios de tempo de convocação ou designação. A matéria será publicada no Diário Oficial da ALE-RR desta quarta-feira (3).

“Os militares da reserva estão convocados para exercerem suas funções nas escolas militarizadas. Entendemos a importância dessa lei por fazer justiça aos colegas policiais do ex-Território e do Estado. Ao serem convocados, poderão galgar mais uma promoção”, declarou Sampaio.

Coronel Chagas ressaltou que o PLC “foi construído por diversas mãos”. “Isso servirá de incentivo para aqueles policiais militares que já estão aposentados e que, quando o governo os convocar para retornar à ativa, tenham uma motivação a mais, que é permanecerem mais dois anos em qualquer das funções inerentes às missões das corporações”, complementou.

Para o policial militar da reserva João Ferreira da Costa Neto, aposentado há 12 anos, a promulgação trará “grandes benefícios” para os aposentados.

“Nós temos, hoje, o privilégio de fazer um trabalho de excelência nos colégios militarizados. Os deputados tiveram a sensibilidade de reconhecer um trabalho digno e muito importante realizado por nós. Depois de ouvirem nossos clamores, por meio desse PLC que foi promulgado, agora, a partir de dois anos de serviço, receberemos mais uma promoção”, comemorou.

Conforme a matéria, entre outros quesitos para a promoção, constam “não estar submetido a Conselho de Justificação ou de Disciplina”, “ter sido julgado apto em inspeção de saúde” e “não estar suspenso do exercício das funções públicas por decisão judicial”.

Audiência pública

No dia 9 de junho deste ano, a matéria foi discutida em audiência pública e reuniu autoridades, como deputados, o governador do Estado, Antonio Denarium (Progressistas), e ex-militares no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Para Sampaio, o projeto corrigiu injustiças e reconheceu militares que atuaram durante muito tempo na segurança pública de Roraima, porém não tiveram direito às devidas promoções. Já para o coronel Chagas, a reunião foi positiva e possibilitou diálogo com a classe militar, além do seu reconhecimento.

Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom/ALE-RR
02.08.2022

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025