Planejamento Estratégico para Pequenos Negócios | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

No universo desafiador dos pequenos negócios, a elaboração de um planejamento estratégico eficaz é crucial para o desenvolvimento sustentável e consistente. Em uma conversa com a analista técnica de planejamento, Natássia Evangelista, exploramos a adaptabilidade dessa ferramenta fundamental e a importância do alinhamento estratégico.

O processo de construção do planejamento estratégico independe do tamanho da empresa. Não há impedimento quando falamos em traçar metas ou um plano; é uma ferramenta importante que atende desde o microempreendedor individual (MEI) até a Empresa de Pequeno Porte (EPP). No entanto, a metodologia por si só tende a ser volátil, sendo necessário cada vez mais personalização e flexibilidade para a dinâmica do mercado atual, destaca.

Neste contexto, para pequenos negócios, a abordagem deve ser simples e envolvente. A equipe desempenha um papel crucial, e as propostas de metas devem ser realistas e ajustáveis. O foco deve ser nas necessidades específicas de cada negócio e segmento, permitindo que explorem suas vantagens competitivas e enfrentem desafios de maneira eficaz.

O Sebrae/RR destaca-se como uma instituição que compreende a importância do alinhamento estratégico para pequenos negócios. Natássia compartilha insights sobre como a instituição aborda a integração das metas de curto, médio e longo prazo.

Produzimos um planejamento estratégico de metas a longo prazo e um Plano Anual a curto e médio prazo. O processo envolve uma abordagem participativa com o público-alvo, instituições parceiras e fornecedores. Realizamos análises detalhadas do cenário nacional e local, utilizando painéis de pesquisas e cenários. Isso nos permite adaptar as estratégias da instituição às potencialidades do Estado, explica Natássia.

A participação ativa dos diversos envolvidos no processo de planejamento contribui para identificar setores promissores e suas necessidades. Além disso, Natássia destaca a importância da identificação dos principais parceiros, indicadores mensuráveis das entregas aos clientes e a apresentação de soluções que impulsionem o desenvolvimento dos pequenos negócios e dos empreendedores em geral.

Em um mercado dinâmico, onde a adaptação é a chave do sucesso, o Sebrae/RR destaca-se como um exemplo de como o planejamento estratégico personalizado e o alinhamento sustentável são peças fundamentais para o progresso dos pequenos negócios. Essas práticas não apenas fortalecem as empresas, mas também contribuem para o crescimento econômico do estado.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024