Pesquisar

PLANEJAMENTO E ALINHAMENTO CAM recebe demandas de secretarias municipais indígenas para elaboração de plano 2025 | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) sediou nesta quinta-feira (5) o I Encontro Estadual de Secretarias Municipais Indígenas. A solicitação da reunião foi feita pelo secretário de Alto Alegre, Romário Duarte. No encontro, foram apresentadas e discutidas as principais especificidades e demandas de cada pasta participante, para planejar e alinhar ações com o Ministério dos Povos Indígenas.

Conforme Romário Duarte, de Alto Alegre, secretarias alinham agenda para 2025, para construir futuro melhor para indígenas – Alfredo Maia/SupCom/ALE-RR

“Nós estamos alinhando uma agenda para 2025, para que a gente consiga construir uma educação melhor, saúde, agricultura e fortalecer a cultura, para trazer mais produção e recursos aos nossos municípios, especificamente, para os que têm 100% de suas áreas indígenas demarcadas. Estamos planejando e nos organizando, bem como fazendo parcerias, através do CAM e outros institutos”, explicou.

Para Corina da Silva Gomes, secretária de Bonfim, o momento foi único e importante, devido às dificuldades pelas quais passam cada secretaria.

‘A união e a parceria com todos os secretários são de suma importância para que possamos resgatar e revitalizar nossas línguas, cultura, agricultura familiar e artesanato como um todo’, avaliou Corina Gomes, secretária de Bonfim – Alfredo Maia/SupCom/ALE-RR

“Estamos buscando de que forma podemos solucionar e obter recursos para nossas comunidades e povos indígenas. A união e a parceria com todos os secretários são de suma importância para que possamos resgatar e revitalizar nossas línguas, cultura, agricultura familiar e nosso artesanato como um todo”, avaliou Corina.

Também foi debatido um prévio direcionamento para a apresentação do plano que cada secretaria deve formular para a COP 30, a Conferência sobre as Mudanças Climáticas que ocorrerá em novembro do ano que vem, em Belém do Pará.

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), presidente do CAM, falou sobre o papel do órgão na contribuição para o desenvolvimento dos municípios e instituições que o compõem.

Deputada Aurelina Medeiros, presidente do CAM. – Alfredo Maia/SupCom/ALE-RR

“Aqui, trabalhamos com prefeitos, vereadores, secretários, associação de produtores, orientando, levando esclarecimentos para que se fortaleça cada localidade.  Em janeiro, depois da posse dos prefeitos e vereadores, nosso órgão começa a trabalhar mais perto e os auxiliando também. Então nós existimos para isso: dar essa orientação e ajudar na confecção dessas atividades. Janeiro será um mês de trabalho intenso com esses agentes”, pontuou Medeiros.

 

 

Participaram do encontro na manhã desta quinta-feira seis secretários municipais – Alfredo Maia/SupCom/ALE-RR

Participaram ainda da reunião a superintendente de Programas Especiais da Casa, Marília Pinto, e os secretários municipais indígenas, Vilma Rufino, de Mucajaí, Valério Eurico da Silva, de Normandia, Delton Melo, de Pacaraima, e Geolmir Melquior Messias, de Uiramutã.

Texto: Suzanne Oliveira

Fofos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025