PIX – Novo sistema de pagamento do Banco Central | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O que significa a palavra PIX? O Pagamento instantâneo conhecido como PIX é novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central (BC), uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de trazer agilidade e simplicidade nas operações financeiras de pagamentos e transferências.

O PIX é uma forma de pagamento assim como TED, DOC, boletos e transferências, a grande diferença está na praticidade, pois com o Pix é possível realizar essas transações a qualquer momento, pois está disponível 24horas por dia, incluindo finais de semana e feriados ou seja todos os dias do ano. Além disso em apenas 10 segundos é possível concluir uma operação financeira.

Benefícios

Os pequenos negócios podem aproveitar alguns dos benefícios do novo sistema de pagamento e inovar em seu empreendimento, fechando mais vendas, melhorando o fluxo de caixa com o recebimento em um prazo menor, controlando melhor o estoque e reduzindo as despesas com taxas bancárias.

Como aceitar o PIX em seu negócios

  • O primeiro passo é definir em qual conta irá receber os pagamentos com Pix. Existe mais de 700 instituições cadastradas, incluindo Bancos, Cooperativas ou Fintechs
  • Pesquisar as melhores condições e serviços que estão sendo oferecidos pelas instituições financeiras, e buscar tarifas mais vantajosas para seu negócio
  • Definir qual método de pagamento vai aceitar, QR Code ou Chave Pix
  • Se sua empresa possui sistemas, verificar a possibilidade de integração com o Pix
  • Oriente sua equipe sobre essa nova forma de pagamento
  • Informe aos seus clientes essa nova opção de pagamento, e ofereça vantagens aos clientes para estimular a adesão. Lembre-se de adesivar sua loja com a identidade visual do Pix
  • Esteja preparado para iniciar as operações no dia 16/11/2020

Possibilidades de utilização do Pix

Fonte: Banco Central do Brasil

Método de Identificação

Para utilizar o pix com maior segurança é necessário o cadastro de uma CHAVE PIX, essa chave serve para identificar a sua conta e pode ser cadastrada utilizando uma das opções abaixo:

  • CPF/CNPJ
  • E-mail
  • Número de telefone celular

Após definir qual a melhor opção de cadastro, você deve acessar o App do seu banco e realizar transações sem usar dados de agência e conta.

É possível utilizar uma chave aleatória para receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais do pagador. A chave aleatória é um conjunto de números, letras e símbolos gerados automaticamente que identificará sua conta.

Ao realizar o cadastro de sua chave fique atento as tentivas de fraudes, evite acessar páginas suspeitas e links desconhecidos.

Custo

Segundo o Banco Central as pessoas físicas estão isentas de cobrança de tarifas, mas existem duas situações que pode ocorrer algum tipo de cobrança:

Ao fazer um Pix presencialmente em alguma instituição bancária

Em caso de receber um Pix relacionado a atividades comercial, ou seja receber um pix em decorrência a comercialização de algum produto

Para pessoa jurídica existe a possibilidade de cobrança de tarifa, por isso é importante o empresário buscar as melhores opções tarifárias junto as diversas instituições disponível no mercado.

O especialista em inovação no mercado financeiro – Bruno Diniz gravou uma série de vídeos para esclarecer as principais dúvidas sobre esse novo sistema de pagamento, confira!!

Conteúdos para Download

Separamos alguns conteúdos que podem te auxíliar na implementação do PIX em seu negócio. Baixe agora é gratuito!!

Saiba tudo sobre o cadastramento da chave Pix

Um universo de possibilidade na utilização do Pix

Benefícios do Pix para pequenos negócios

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Prefeitura de Maricá nega desvios de recursos da saúde

Postado em 28 de fevereiro de 2024

Imunização contra a dengue envolverá a rede pública de ensino dos municípios – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 28 de fevereiro de 2024

PREVIDÊNCIA SOCIAL ALE-RR realiza audiência pública com presença do ministro Carlos Lupi nesta sexta-feira | ALE-RR

Postado em 27 de fevereiro de 2024

Câmara aprova regime de urgência para oito projetos – Notícias

Postado em 27 de fevereiro de 2024