Pesquisar

PF investiga fraudes em testes de covid-19 em Santa Catarina

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (25) a operação Teste Falso para apurar o desvio de cerca de R$ 400 mil em verbas federais destinadas à saúde pública no município de Curitibanos (SC).

A corporação cumpre sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em busca de provas sobre possíveis fraudes na elaboração de exames de covid-19 na cidade. Também foi decretado o sequestro e a indisponibilidade de bens dos envolvidos.

“As investigações apontaram indícios de que alguns laboratórios sediados na cidade catarinense teriam aplicado testes-rápidos de covid-19 nos cidadãos como se fossem do tipo RCT-PCR, que é mais complexo e mais caro para os cofres públicos.”

Ainda de acordo com a PF, a diferença dos custos desses exames, pagos pelo município, pode ter gerado um prejuízo superior a R$ 400 mil.

“O inquérito policial segue em curso e os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de peculato, fraude em licitação e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 23 anos de prisão.”

Fonte: EBC Agência Brasil – Da Agência Brasil – acesse aqui.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025