Pesquisar

PETRÓLEO E AGRICULTURA Deputado Gabriel Picanço destaca resultados de audiências públicas realizadas pela ALE-RR | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (25), para enaltecer os resultados promissores de duas audiências públicas realizadas no parlamento. A primeira tratou da exploração de petróleo e gás na Bacia do Tacutu, no município de Bonfim, fronteira com a Guiana; enquanto a segunda abordou a temática da mosca-da-carambola.

De acordo com o parlamentar, a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) iniciou a identificação de propriedades no Estado que não têm indícios da mosca-da-carambola, uma praga que ataca diversas frutas e destrói plantações. Gabriel afirmou que esse processo feito pela instituição permite que produtores vendam para os mercados interno e externo e, se possível, para o exterior.

Deputado Gabriel Picanço lembrou de audiências públicas na Casa – Nonato Sousa e Eduardo Andrade

“É um avanço muito grande, porque são 39 produtos e mais de mil propriedades já identificadas e catalogadas. Com isso, vamos conseguir recursos para Roraima através da venda desses produtos, e os produtores vão ficar livre da tensão de não conseguir vender e perder as mercadorias”, enfatizou o deputado estadual.

Sobre a exploração de petróleo e gás natural na Bacia do Tacutu, Gabriel Picanço disse que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que, até novembro, deve ser incluída no leilão de exploração, para que empresas interessadas possam oferecer lances e, futuramente, explorar a região. As discussões começaram em Brasília e se estenderam para uma audiência pública na ALE-RR no segundo semestre de 2024, com a participação de ministérios, universidades e especialistas no assunto.

“Para nossa alegria, o ministro de Minas e Energia, que veio a Roraima na última semana, anunciou que está aberto o chamamento para as empresas interessadas na Bacia do Tacutu, e em novembro devem ser anunciadas as vencedoras do edital. Isso significa que centenas de oportunidades de emprego serão geradas, e queria apenas repercutir que sempre estamos trabalhando e fazendo a nossa parte para que Roraima cresça, se desenvolva e dê oportunidade de trabalho para seus filhos”, reforçou Gabriel.

Apoio dos colegas

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio fala sobre alocação de recursos – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que incluiu no orçamento estadual a destinação de recursos para que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) “apoie o departamento de Geologia da Universidade Federal de Roraima [UFRR] a iniciar os estudos que fortaleçam essa bandeira importante que é a exploração de petróleo na Bacia do Tacutu”.

 

 

 

Deputado Marcos Jorge disse que processo é longo, mas que precisava começar – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

Para o deputado Marcos Jorge (Republicanos), o anúncio do leilão para a bacia roraimense é uma entrega concreta para o Estado. Ele felicitou o deputado federal Gabriel Mota (Republicanos) e comentou que a questão está caminhando mais rápido do que ele esperava.  “Lógico que é um processo longo, não é de hoje para amanhã, mas precisava começar. Há petróleo na Guiana, onde a exploração é feita com tecnologia brasileira, e somos vizinhos”, destacou.

 

 

 

Já o deputado Armando Neto (PL), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, responsável pela audiência sobre a mosca-da-carambola, lembrou que o debate reuniu organizações importantes do setor produtivo, além de abrir espaço para ouvir as demandas dos produtores.

 

Armando Neto disse que podem conter com apoio dele – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Quero enaltecer o deputado Gabriel Picanço. Na qualidade de presidente da comissão e, naquela época, Vossa Excelência estava na qualidade de vice-presidente, tivemos a hombridade de avocar a audiência pública. Trouxemos o Ministério da Agricultura, as cooperativas, a Embrapa, os produtores, e, com boas intenções, hoje, Roraima dá um passo a mais para produzir com qualidade. Discussões como essa, que melhoram a vida das pessoas, sempre contarão com meu apoio”, frisou.

 

Marcelo Cabral (Cidadania) também parabenizou o deputado federal Gabriel Mota pela condução do assunto em Brasília.

Marcelo Cabral parabenizou deputado federal Gabriel Mota – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Quero parabenizá-lo pela dedicação, carinho e respeito que ele tem pelos pequenos produtores. Ele vem de uma família do berço da agricultura, que sabe como esse setor pode ajudar a sociedade roraimense. Contem com esta Casa, com nosso apoio político e compromisso. Onde for preciso intervir, vamos fazer. Quero, mais uma vez, parabenizar Gabriel Mota por ter defendido essa bandeira grandiosa, em um congresso com centenas de deputados”, concluiu.

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025