Pesquisar

PARCERIA EDUCACIONAL ALE-RR celebra acordo de cooperação com governo do Estado para qualificar servidores e população roraimense | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta terça-feira (28), a Assembleia Legislativa (ALE-RR) celebrou um acordo de cooperação técnica (ACT) com o governo de Roraima, visando estabelecer parceria entre os Poderes para capacitação e treinamento de servidores e população do Estado.

Por meio da Escola do Legislativo (Escolegis) e a Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração (Segad),  o acordo foi assinado pelo governador do Estado, Antônio Denarium (PP), o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União).

O acordo amplia as possibilidades de ofertas de cursos e qualificações da Escolegis e da Escola de Governo, instituições que oferecem capacitações para servidores públicos e também para a população em geral. Soldado Sampaio destacou que a sociedade roraimense só tem a ganhar com a parceria entre as instituições.

“A ideia dessa cooperação técnica é para que a gente possa unir forças e qualificar ainda mais nossos servidores da Assembleia, do Executivo, em especial a juventude, que precisam de uma qualificação profissional para adentrar ao mercado de trabalho”, declarou Sampaio.

Para o governador, o acordo de cooperação demonstra a harmonia entre os Poderes estaduais e facilita os processos educacionais tanto para a administração pública quanto para a sociedade.

“Roraima é o estado do Brasil que teve a maior redução de taxa de desemprego. Nesse sentido, é muito importante capacitar a nossa população para que essas pessoas possam entrar no mercado de trabalho e com um rendimento muito melhor. Dessa forma, nós estamos valorizando o trabalho em parceria com a Assembleia Legislativa e valorizando toda a população”, destacou Denarium.

 

Já a parlamentar Catarina Guerra (União) ressaltou que a parceria com o governo vai expandir as atividades da Escolegis. “A gente busca por meio da Escola do Legislativo dar qualidade, fazer realmente o diferencial na vida dos nossos alunos. E tendo essa possibilidade de expansão da estrutura oferecida pelo governo, vamos poder chegar aonde a Escolegis hoje não consegue. Esse termo vem para dar ainda mais suporte, autonomia e mais possibilidade de transformação na vida dos nossos alunos”, disse.

Segundo Brenno Carvalho, diretor da Escolegis, mais de 90 mil inscrições foram realizadas pela Escola do Legislativo entre 2021 e 2023. Com o ACT, aumentam as possibilidades de cursos, sobretudo para a população do interior do Estado.

“Nós temos hoje uma limitação, em que a Assembleia Legislativa não possui lugares físicos permanentes, e o governo do Estado possibilita isso. A Escolegis pode participar dos cursos com os professores, técnicos e material didático, e o governo entra com a parte física, estrutural, com laboratórios de informática e demais salas, o que possibilita o aumento do nosso lastro de cursos ofertados”, concluiu o diretor.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025