Pesquisar

OTIMIZANDO RECURSOS | Maternidade recebe projeto nacional de Reestruturação de Hospitais Públicos

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Servidores que compõem o corpo administrativo do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth receberam nesta terça-feira, dia 11, a visita de técnicos do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos. Essa é a primeira de várias ações que visam promover melhorias no atendimento a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado.

 

Batizada de Projeto RHC, a iniciativa é desenvolvida por meio da parceria entre o HAOC (Hospital Alemão Oswaldo Cruz) e o Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.

 

“A principal importância é o trabalho em conjunto com o SUS, governo e municípios, para facilitar o fluxo de atendimento da população. Nossa demanda é muito grande e a situação emergencial da saúde indígena trouxe essa necessidade de reestruturar e otimizar o hospital”, destacou a diretora geral da Maternidade, Laís Blanco.

 

De acordo com o representante do MS, Fausto Soriano Neto, o projeto está presente em 18 hospitais do país. Além de ampliar a assistência e segurança do paciente durante o período de internação, a novidade pretende otimizar o giro de leito, aumentando assim a oferta de vaga em unidade hospitalar para a população.

 

“São ao todo quatro fases: reconhecimento da instituição, diagnóstico, planejamento e implementação de metas e ações. Não é uma coisa que tem que esperar até dezembro pra ser implementada. Tudo aquilo que for identificado em comum acordo com a gestão local do hospital será possível implantar, já se vai dar em curso sem ter que esperar acabar essa fase de diagnóstico”, explicou.

 

Neto lembrou ainda que a meta do Projeto RHC é reestruturar tanto a parte de assistência ao paciente, quanto às rotinas administrativas das unidades participantes.

 

“A ideia é deixar um legado com a rede mais fortalecida do que está atualmente. Isso permite, por exemplo, reduzir o tempo de permanência [de pacientes] na UTI, reduzir a média de giro de leito de UTI e otimizar os recursos de saúde”, finalizou.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025