Pesquisar

ORDEM DO DIA Parlamentares aprovam decretos legislativos e requerimentos durante sessão ordinária | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira (8), os decretos legislativos nº 3 e nº 5 de 2025, que concedem a Comenda Orgulho de Roraima ao Atlético Roraima Clube e aos atletas do time, que se consagraram campeões roraimenses de futebol profissional em 1995, como também à comissão dos profissionais dos meios de comunicação envolvidos no campeonato.

De acordo com o autor do projeto, Coronel Chagas (PRTB), o time, fundado em 1° de outubro de 1944, foi fruto do sonho de pessoas de famílias tradicionais de Roraima. O Campeonato Roraimense de 1995 foi a 40ª edição (1ª profissional) do torneio organizado anualmente pela Federação Roraimense de Futebol (FRF).

O Roraimão, como é apelidado, foi o último campeonato estadual a se profissionalizar. O Progresso, de Mucajaí, foi o primeiro clube a se profissionalizar, e assim o Atlético Roraima e Baré, de Boa Vista, seguiram e adotaram o mesmo modelo de profissionalização para serem os clubes participantes da primeira edição na era profissional.”

Entre os requerimentos aprovados, está o de nº 27 de 2025, de autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que requer a realização de audiência pública com o tema “Diálogos Contábeis: Organização Fiscal, Atualização da Legislação Tributária e Valorização da Classe Profissional em Roraima”.

Também foi aprovado o Requerimento nº 29 de 2025, que trata da conversão da sessão plenária de 10 de abril de 2025 em mesa-redonda para discutir a “União pela Inclusão: Avanços e Desafios no Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, de Angela Águida Portella (PP).

Moção

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram a Moção nº 8/25, de apoio à campanha “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo, indicada pelo deputado Eder Lourinho (PSD).

A iniciativa, criada pela ONU, busca dar mais visibilidade, combater a discriminação e o preconceito, e promover uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Eduardo Andrade / Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025