EM 2021

Núcleo de Saúde promoveu mais de 40 atividades de conscientização e prevenção para servidores

Foto: Reprodução TV Assembleia

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

O Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) divulgou um balanço das ações integradas voltadas aos servidores da Casa promovidas em 2021. A equipe do setor de serviços fez mais de 40 atividades de educação em saúde para os colaboradores, seguindo as datas alusivas ao calendário do Ministério da Saúde, por meio de palestras, lives, gravações para a TV e mídias sociais, produção de cards e reportagens, entre outras atividades.

Os dados apontam números expressivos. Foram 566 atendimentos, com predomínio do sexo feminino, totalizando 72%. A média de idade dos servidores atendidos foi de 39 anos. Em números globais, foram realizados 1.135 atendimentos, sendo 566 pela equipe de enfermagem, 393 pela de psicologia, 130 de nutrição e 46 por médicos.

Entre as principais queixas, 53,8% dos servidores referiram alterações na pressão arterial; 35,8%, cefaleia (dor de cabeça); 4,6%, tontura/vertigem; 4%, sintomas respiratórios e 1,7%, alterações na glicemia.

Os servidores também foram orientados quanto aos cuidados com a alimentação e uma vida mais saudável. As orientações são repassadas por Kethelen Fernandes, uma das nutricionistas do Núcleo.

“A alta demanda de colaboradores com patologias graves e pós-covid-19 nos deixou em alerta e temos certeza de que o acompanhamento nutricional e a forma equilibrada de se alimentar trazem qualidade de vida para todos. Fazemos avaliação de peso e altura, antropometria, cálculo de gasto energético, levando em consideração todas as doenças do paciente”, esclareceu.

Assim que ficou sabendo do atendimento nutricional, a chefe de gabinete do deputado Nilton Sindpol (Patriotas), Albanuzia Carneiro, não perdeu tempo. “Eu logo quis participar, pois sei da importância desse acompanhamento. Acredito que devemos dar essa atenção a nossa saúde”, observou.

Equipe multiprofissional  

O setor é constituído de uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, técnicos em enfermagem, médico, nutricionista, psicólogos e equipe de apoio, e presta atendimento ambulatorial, primeiros socorros em caso de emergência, sendo responsáveis por prestar assistência integral à saúde dos parlamentares e servidores da ALE-RR, além de atividades de educação em saúde para melhorar a qualidade de vida no trabalho, conforme explica a chefe do Núcleo de Saúde, Elissandra da Silva.

“Temos todo o atendimento ambulatorial e estamos prontos para receber o nosso servidor. Atendemos também os deputados e os visitantes e, sempre que necessário, vamos ao setor do funcionário. Caso necessite se movimentar para algum hospital, levamos também. Temos ainda atendimento psicológico e nutricional para auxiliar o servidor, se ele necessitar”, explicou.

A equipe de psicologia do Núcleo de Saúde é composta de quatro psicólogas. Em 2021, foram feitos 393 atendimentos, produzidos 16 vídeos com temáticas relacionadas à saúde mental e elaborada uma palestra com alusão ao “Setembro Amarelo”.

No levantamento de dados, foi possível observar que 38,4% das pessoas que buscaram atendimento tinham entre 20 e 29 anos; 32,6%, de 30 a 39 anos; 21,1%, entre 40 e 49 anos e 7,6%, de 50 a 59 anos. Vale destacar que 75% dos atendimentos foram para o público feminino e 25%, para o masculino.

O setor constatou que a maior demanda foi de orientação e acolhimento, totalizando 53,8%. Cerca de 43% das pessoas tiveram atendimento psicoterapêutico e 3,8% foram encaminhadas para outros serviços.

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024