Pesquisar

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Sebrae Roraima iniciou, nesta semana, as atividades do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em 2026, programa social e educacional gratuito que forma jovens em cursos técnicos de Administração e Marketing com metodologia inovadora e diferenciada. Nesta primeira etapa do ano, três escolas estaduais: Major Alcides, Tancredo Neves e Castelo Branco, retomam o módulo dois do curso técnico em administração, beneficiando cerca de 90 estudantes do ensino médio.

As turmas seguem até julho de 2026, com uma formação que alia teoria e prática para desenvolver visão de mercado, autonomia, criatividade e capacidade de liderança. O programa utiliza a metodologia da Escola do Sebrae, reconhecida nacionalmente pela abordagem voltada ao protagonismo juvenil.

Expansão para novas escolas

Na segunda quinzena de fevereiro, o NEJ inicia as turmas do módulo 1 do curso técnico em administração em mais quatro unidades de ensino do estado, são elas:

·         Escola Estadual Ana Libória;

·         Escola Estadual Hitler de Lucena;

·         Escola Estadual Militarizada Senador Hélio Campos;

·         Escola Estadual José de Alencar (Rorainópolis);

Com essa expansão, o programa alcançará 210 alunos ao longo de 2026 em todo o estado.

Sobre o NEJ

O NEJ é um projeto totalmente gratuito destinado a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Durante um ano letivo, o jovem passa por uma formação integral que conecta gestão, inovação, marketing e comportamento empreendedor, sempre com acompanhamento pedagógico e trilhas práticas.

A metodologia diferenciada, inclui projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão, que não só capacita os alunos tecnicamente, mas também promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.

Dentre as principais características do programa estão a educação prática e aplicada, com conteúdos de administração, inovação e marketing conectados ao dia a dia dos estudantes;

O desenvolvimento de competências empreendedoras: criatividade, trabalho em equipe, proatividade e consciência social, além da parceria com escolas estaduais na oferta em formatos presencial ou híbrido; e a formação preparando os jovens tanto para empreender e ingressar no mercado com visão estratégica.

O objetivo central do NEJ é transformar jovens em protagonistas da própria trajetória, contribuindo para reduzir o desemprego juvenil e estimular a inovação em Roraima.

O NEJ da Escola do Sebrae em Roraima é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed).

Conheça mais sobre o NEJ aqui!


Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

Postado em 10 de fevereiro de 2026