Pesquisar

Novo Instituto de Oncologia em MG vai atender cerca de mil pacientes por dia, 100% pelo SUS — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Ministério da Saúde participou, nesta segunda-feira (25/11), da inauguração do Instituto de Oncologia e Ciências Médicas de Minas Gerais, um marco para a saúde pública do estado. A nova unidade, que contará com capacidade para atender cerca de mil pacientes por dia, será dedicada exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, em Belo Horizonte, mantida pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), foi inspirada no modelo de atendimento rápido, também conhecido como fast-track, que permite a realização de exames e diagnósticos em curto prazo, garantindo acesso ao tratamento em tempo oportuno.

O diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), Aristides Oliveira, destacou o compromisso do governo federal com o fortalecimento da atenção especializada e a redução de filas de atendimento. “Essa abordagem agora faz parte da política pública nacional, não apenas na área oncológica, mas também por meio do programa Mais Acesso a Especialistas, que visa ampliar e agilizar o acesso aos serviços de saúde em todo o país”, ressaltou.

Com uma estrutura de ponta, o instituto oferece serviços multidisciplinares, incluindo 35 boxes de quimioterapia individuais, atendimento de fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia, cuidados paliativos, serviço social, farmácia clínica e enfermagem em navegação. Esses profissionais guiarão os pacientes em todos os estágios do tratamento, proporcionando um cuidado integral.

abertura oncologia.jpg
Foto: Rafael Nascimento/MS

Atenção especializada em expansão

Inicialmente, o Instituto de Oncologia operará com 50% de sua capacidade, mas a expectativa é atingir o pleno funcionamento nos próximos meses. Além de consultas e quimioterapias, serão realizados exames diagnósticos e de propedêutica. Integrada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), a unidade também será um espaço para a formação prática de estudantes, fortalecendo o futuro do SUS.

Aristides destacou que a inauguração do instituto representa um avanço no cuidado oncológico. “Com serviços 100% SUS, esta unidade alia tecnologia de ponta a um atendimento multidisciplinar, atendendo à meta do governo do presidente Lula de cuidar de todos os brasileiros”, defendeu.

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde em enfrentar desafios históricos do sistema de saúde, como as filas de espera, por meio do programa Mais Acesso a Especialistas. Segundo Aristides, a adesão de estados como Minas Gerais ao programa demonstra o alinhamento entre governo federal, estados e municípios para transformar a saúde pública no Brasil.

FELUMA – A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), responsável pelo instituto, é uma instituição filantrópica que desenvolve atividades educacionais, assistenciais e de pesquisa. Desde o início das operações do instituto, em 5 de novembro, com serviços de mamografia, a unidade vem expandindo gradualmente seus atendimentos.

Por Edjalma Borges/Ministério da Saúde

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025