Num cenário em que múltiplas crises podem se devastadoras para economias e populações, lançar luz às realidades e aos atores historicamente desconsiderados das decisões globais é a única saída
Num cenário em que múltiplas crises, conflitos, avanço das desigualdades, da fome e dos eventos extremos do clima podem ser devastadoras para as economias, lançar luz às realidades e soluções de atores historicamente desconsiderados nos processos de decisão internacional se configura como a única saída. A proposta de reforma da governança e do sistema financeiro global responde a décadas de apelo das economias em desenvolvimento para reequilibrar o poder entre os países ricos e pobres.
Embora o chamado lançado na reunião de chanceleres do G20 nesta semana, em Nova York, se configure como bússola para centralizar o tema nos debates internacionais, as grandes potências precisam se comprometer com a urgente ampliação da representação dos países em desenvolvimento nesses fóruns. O modelo de desenvolvimento em curso mergulhou o mundo em crises que tendem a se agravar. O cenário é motivo suficiente para abandonar as críticas e agir para reparar problemas a partir de outras perspectivas.
A pouco mais de 50 dias para a Cúpula de Chefes de Estado do G20, em novembro, nesta edição você confere o registro da reunião inédita do fórum, realizada em paralelo à 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Os espaços para as juventudes no G20, o combate à pobreza energética e promoção do turismo sustentável também são temas no radar do grupo.
Semana que vem, o G20 Brasil conclui os debates técnicos e ministeriais dos grupos de trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática, em reunião no Rio de Janeiro; e Transições Energéticas, num encontro em Foz do Iguaçu, no Paraná.
• Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
• Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo
• Convide outras pessoas para assinar nossa newsletter G20 Brasil News!
Agenda da semana
• 30 de setembro a 1 de outubro Reunião do GT Infraestrutura (Rio de Janeiro)
• Reunião do GT Infraestrutura (Rio de Janeiro) Reunião do GT Transições Energéticas (Foz do Iguaçu/PR)
• 1 e 2 de outubro Reunião do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática Rio de Janeiro/RJ)
• 3 de outubro Reunião ministerial do GT Sustentabilidade Ambiental e Climática (Rio de Janeiro/RJ)
• 4 de outubro Reunião ministerial do GT Transições Energéticas (Foz do Iguaçu/PR)
Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais