Pesquisar

Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro passará por reforma

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) passará por uma reforma para a recuperação integral de sua estrutura física. As obras preveem a modernização dos sistemas elétricos, hidráulicos e de combate a incêndios e revitalização dos espaços internos e externos, aumentando a capacidade de atendimento ao público e garantindo mais conforto e segurança aos usuários.

Localizado na Lapa, na região central do Rio, o museu foi inaugurado em 1965 e é o primeiro desse segmento no Brasil. As obras serão feitas por meio da Política Nacional Aldir Blanc, por meio de convênio entre Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e a Fundação MIS. Ao todo, serão investidos R$ 3,1 milhões.

Segundo a Sececrj, até novembro, será lançado um certame licitatório para realização da reforma. A empresa contratada deverá ser especializada em serviços de engenharia e restauro de bens móveis e precisará, obrigatoriamente, preservar os elementos arquitetônicos tombados, como a fachada, que faz parte do Corredor Cultural da Lapa.

Atualmente, o MIS conta com os seguintes setores: Biblioteca, Institucional, Sonoro, Audiovisual, Iconográfico, Tridimensional, Partituras, Textual e o recém-aberto Cinema. São 42 coleções com acervos de personalidades importantes da cultura brasileira, como Augusto Malta, Ivan Lins, José Wilker, Nara Leão e outros, somando mais de 650 mil itens ao todo.

Fonte: EBC Agência Brasil – Da Agência Brasil – acesse aqui.

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

PUBLICIDADE

Leia também:

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças

Postado em 5 de outubro de 2024

ANIVERSÁRIO DE RORAIMA Assembleia Legislativa contribui para conquistas que marcam a vida do roraimense | ALE-RR

Postado em 5 de outubro de 2024

Primeiro voo de repatriação no Líbano decola de Beirute. Lula receberá os brasileiros — Agência Gov

Postado em 5 de outubro de 2024

Incêndio de grande porte destrói área de 50 mil metros quadrados em SP

Postado em 5 de outubro de 2024