Pesquisar

MÓDULO INTERMEDIÁRIO
Turma de Libras da Escolegis encerra módulo intermediário com dinâmicas e apresentações

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Aprender Libras é abrir portas para a inclusão, a comunicação e novas oportunidades no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (17), a Escola do Legislativo de Roraima (Escolegis) encerrou a turma do módulo intermediário do curso de Língua Brasileira de Sinais com apresentações e dinâmicas realizadas pelos próprios alunos.

Conforme a diretora da instituição, Lene Matos, a procura pela disciplina é constante. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

De acordo com a diretora da instituição, Lene Matos, a procura pela disciplina é constante. “Sempre que abrimos uma turma, o resultado é um sucesso. Sabemos que o nosso estado é carente nessa área, e as pessoas enxergam na Escolegis uma oportunidade de aprendizado”, afirmou.

Lene destacou ainda que muitos alunos buscam o curso para se comunicar com familiares com deficiência auditiva. “Aqui, eles aprendem não apenas a interagir com seus parentes, mas também a atuar no mercado de trabalho. Todas as pessoas merecem inclusão, e a Libras dá voz a elas”, completou.

Oportunidades que transformam

 

Durante uma consulta ao oftalmologista, a assistente administrativa Luciana Soares descobriu uma doença hereditária que, com o tempo, resultará na perda total da visão. Ela contou que buscou o curso como forma de se preparar para o futuro e, ao mesmo tempo, auxiliar os surdos-mudos atendidos em seu local de trabalho.

‘Eu me interessei pelo curso para, futuramente, continuar trabalhando, pois perderei a visão daqui a algum tempo’, revelou a assistente administrativo
Luciana Soares. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Procurei o curso pensando em continuar atuando profissionalmente, já que perderei a visão em breve. Com Libras, poderei escutar e traduzir. No momento, já consigo ajudar os assistidos com deficiência que precisam de apoio com documentação”, explicou. Ela acrescentou que o aprendizado despertou o desejo de prestar vestibular para o curso de Libras na UFRR.

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a jovem Anna Beatriz Mangabeira encontrou na língua uma forma de diminuir as barreiras comunicacionais entre crianças e jovens que frequentam sua igreja. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

Já a jovem Anna Beatriz Mangabeira, de 15 anos, encontrou na língua de sinais uma forma de reduzir as barreiras de comunicação entre crianças e adolescentes de sua igreja.

“Sempre via algumas crianças com deficiência tentando interagir, mas sem sucesso. Agora, sabendo Libras, posso ajudá-las”, contou. Para a estudante, o curso também serviu como uma válvula de escape da rotina e trouxe aprendizados que levará para a vida toda.

 

 

 

Ensino dinâmico

 

A professora Cláudia Borges destacou que as aulas foram conduzidas de forma prática e interativa, com o objetivo de promover o uso real da língua.

“Sou uma professora bem dinâmica e inseri os alunos no cotidiano da comunidade surda, para que conversassem com quem já domina a língua. É na prática constante que se adquire fluência. Hoje, eles me surpreenderam — já conseguem manter uma boa conversação com pessoas surdas”, comemorou.

Módulo avançado e novas oportunidades

 

O curso segue para o módulo avançado a partir desta segunda-feira (20), das 14h às 18h, com carga horária de 40 horas e 60 vagas disponíveis para alunos a partir dos 14 anos. “Será a continuidade dos módulos básico e intermediário, com aprofundamento nas dificuldades de interpretação e gestos”, concluiu Cláudia.

A Escolegis busca renovar constantemente sua grade de cursos e ampliar as oportunidades de capacitação, tanto presenciais quanto virtuais. As opções abrangem desde as áreas administrativa, de saúde e educação até empreendedorismo e beleza.

Em Boa Vista, a unidade está localizada na Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade, e oferece aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

ESPAÇO MULTISSENSORIAL
ALERR promove inclusão com ambiente adaptado durante feira de construção

Postado em 24 de outubro de 2025

Aliança Global de Integridade Esportiva defende criação de liga nacional para fortalecer o futebol brasileiro

Postado em 24 de outubro de 2025

Caer inaugura novo poço artesiano no bairro Treze de Setembro e reforça abastecimento em Boa Vista

Postado em 23 de outubro de 2025