Pesquisar

Missão técnica da COPARR, em parceria com o Sebrae Roraima, ao Paraná amplia horizontes da piscicultura | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Ação aconteceu entre os dias 18 e 22/11.

Entre os dias 18 e 22 de novembro, produtores cooperados da Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Piscicultores de Roraima (COPARR), analista do Sebrae e um representante da Prefeitura Municipal de Boa Vista, participaram de uma missão técnica, com visitas às cidades de Toledo, Cafelândia e Palotina, no Paraná. A iniciativa teve como objetivo oferecer benchmarking em grandes cooperativas, frigoríficos e empresas fornecedoras de equipamentos para piscicultura, apresentando tecnologias e metodologias avançadas que podem ser adaptadas à realidade local.

José Carlos Markus, presidente da COPARR, destacou a importância dessa troca de experiências:

As missões técnicas têm grande valia, pois permitem aos produtores locais expandirem seus horizontes, conhecerem novas tecnologias e metodologias adaptadas à piscicultura. No Paraná, visitamos indústrias de equipamentos e frigoríficos, entendendo como o mercado opera e trocando ideias com outros produtores. Isso só enriquece e fortalece nossa atividade.

Entre os pontos altos da missão, os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer cooperativas de sucesso que utilizam sistemas de integração com produtores, plantas frigoríficas modernas e processos que incluem o aproveitamento de subprodutos, como farinha e óleo de peixe.

Rodrigo Rosa, analista do Sebrae Roraima e gestor da missão, ressaltou o impacto das visitas:

A missão técnica permitiu aos cooperados da COPARR observar modelos de automação das pisciculturas, o uso de alto adensamento de peixes nos tanques e tecnologias que reduzem custos e aumentam a produtividade. Isso será uma referência importante para o desenvolvimento da atividade em Roraima.

A COPARR também aproveitou a missão para reforçar sua articulação em torno da instalação de um frigorífico de pescado em Boa Vista, uma iniciativa que promete transformar a cadeia produtiva local. Ao visitar fornecedores de equipamentos e indústrias especializadas, os participantes adquiriram conhecimentos para potencializar seus negócios e adaptar as melhores práticas ao contexto de Roraima.

O Sebrae Roraima reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da piscicultura local, conectando produtores a tecnologias de ponta e modelos inovadores. A missão técnica demonstra que, com planejamento e parceria, é possível fortalecer o setor e gerar resultados que impactam positivamente toda a economia regional.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias / SEBRAE-RR – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025