Pesquisar

Ministério das Mulheres abre desfile das campeãs do Rio com a ala do Feminicídio Zero — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Depois de fazer circular durante todo o Carnaval a campanha de combate à violência contra as mulheres e divulgar o serviço Ligue 180, comissão de frente feminista fecha participação do ministério no maior show da Terra

O estandarte do Feminicídio Zero abriu o Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio 2025, na noite deste sábado (8), Dia Internacional da Mulher. Um grupo de aproximadamente 300 dirigentes políticas e militantes feministas, junto com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, formou um abre-alas que puxou a grande festa na avenida. Carregando a faixa que trazia a palavra de ordem e exibindo a chamada “Ligue 180”, o grupo entrou na Sapucaí a partir das 20 horas.

O desfile fechou com brilho as iniciativas que o Ministério das Mulheres construiu durante o maior e mais celebrado Carnaval do Mundo. Por intermédio de parcerias com  Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), o ministério divulgou desde os primeiros desfiles, no dia 28 de fevereiro, a campanha Feminicídio Zero e o apelo do Ligue 180. Em diversos espaços do sambódromo foram afixados painéis e cartazes da campanha. Adesivos e folhetos foram distribuídos ao público durante os dias de folia. A mensagem também foi reverberada pelos carros de som das escolas.

“Nesse 8 de março, nós, brasileiras, temos muito a comemorar. O governo do presidente Lula tem colocado as mulheres como prioridade em suas principais políticas públicas. E hoje, durante o desfile das campeãs na Sapucaí, nós marcamos o enfrentamento do Governo Federal à violência contra as mulheres, com essa importante ação do Feminicídio Zero, chamando a atenção de tantas pessoas, mulheres e homens, para cumprir o que é o objetivo principal dessa iniciativa: fazer com que a sociedade se mobilize para combater o problema”, declarou a ministra das Mulheres.

Ela lembrou que as mulheres são maioria entre as pessoas que recebem o Bolsa Família, a chave no programa Minha Casa, Minha Vida, além do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e de programas na educação como Fies e ProUni. “Todas essas iniciativas são muito importantes para incluir as mulheres em espaços de poder”, observou Cida Gonçalves. A presença do Governo na Sapucaí é uma extensão de tal proximidade com o cotidiano das mulheres, em ações práticas em busca da igualdade, autonomia e dignidade.


carnaval_MM.jpeg

Vereadora Tatiana Roque, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, a secretaria-executiva do MM, Maria Helena Guarezzi, Cida Gonçalves, Denise Motta Dau e a secretária municipal do Meio Ambiente, Tainá de Paula


Denise Motta Dau, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, lembrou que a campanha tem construído parcerias importantes. “Na mobilização nacional pelo Feminicídio Zero, no ano passado, tivemos a adesão de várias entidades e instituições. Com times de futebol e a CBF, realizamos atividades nos estádios em dias de jogos e agora, durante todo o Carnaval 2025, com as escolas de samba. E especialmente hoje, no 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, foi forte a receptividade e o acolhimento da população presente no Sambódromo”, disse.

A secretária também destaca que 2025 marca dez anos da lei de tipificação do crime de feminicídio. “É uma conquista muito importante, mas precisamos avançar muito mais e eliminar essa epidemia do nosso país. A sociedade precisa se mobilizar e não tolerar nenhum tipo de violência contra a mulher”, completou.

Leia também:
– Março das Mulheres: agenda extensa traz inaugurações e retorno da Conferência Nacional
– Feminicídio Zero estreia no Carnaval do Rio com faixa na Sapucaí




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025