MAIS PERTO DO CIDADÃO Perfis da ALE-RR no Facebook e YouTube são os maiores entre parlamentos da Região Norte | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) segue atuando para estreitar cada vez mais a relação com a sociedade. Por isso, as redes sociais têm sido uma importante ferramenta para aproximar o cidadão das atividades da Casa.

O ano de 2023 é prova disso: foram mais de 13 mil novos seguidores no perfil do Instagram, que já conta com quase 40 mil pessoas acompanhando as publicações na mídia social. Por lá, é possível acompanhar as famosas trends, os reels (vídeos curtos), quando há vagas nos programas sociais e todas as notícias do Parlamento.

No Facebook, a Assembleia Legislativa lidera. Com 83 mil seguidores, é o perfil mais seguido entre os parlamentos da Região Norte, com uma diferença de cerca de 40 mil seguidores para a segunda colocada. Pela rede social, é possível acessar diariamente as notícias e os bastidores da Casa.

Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), é importante acompanhar a evolução da tecnologia, para proporcionar conteúdos informativos adaptados às novas realidades comunicacionais.

“A Assembleia Legislativa está nesses espaços para chegar a todos os públicos, principalmente os jovens, que usam bastante as redes sociais e podem nos ajudar a construir políticas públicas. Isso faz com que as ações do parlamento cheguem a todos os cidadãos e a sociedade roraimense se mantenha informada sobre a atuação dos deputados e dos programas da Casa”, disse.

Milhares de horas assistidas

O canal da Assembleia no YouTube também tem números expressivos. São mais de 20 mil inscritos, o que torna a Casa a primeira nesse quesito na Região Norte. Essa interação rendeu 20 mil horas assistidas no ano passado, ou seja, a população está por dentro do que acontece nas sessões ao vivo, nas transmissões dos eventos, nos jornais e boletins informativos e outras transmissões.

“Vivemos um novo momento na Comunicação com o avanço das redes sociais e o surgimento de mais espaços que geram conteúdo para o público. Por isso, apesar de desafiador, é gratificante observar que esse trabalho dá certo, que as pessoas consomem o que produzimos. E não apenas isso: elas curtem, comentam e compartilham, potencializando o alcance das publicações”, afirma a coordenadora de Publicidade da ALE-RR, Nattacha Vasconcelos.

Entre as principais buscas no YouTube, estão os documentários, audiências públicas e eventos de interesse público, como aulões e preparatórios. Com isso, o canal se torna uma ferramenta essencial para difundir as informações do Parlamento Estadual e garantir que a sociedade roraimense seja informada com agilidade e presteza.

“Os relatórios indicam, por exemplo, uma interação muito grande com publicações e stories que abordam vagas nos cursos da Escola do Legislativo [Escolegis] e oportunidades do Centro de Convivência da Juventude [CCJuv]. Há engajamento nos posts sobre o que é lei e os vídeos animados. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para chamar a atenção desse público para os produtos, como as sessões, audiências públicas, reuniões de comissões, que são de suma importância”, afirma a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lúcia Nunes.

Campanhas publicitárias

Também fazem parte do universo das redes sociais digitais as campanhas publicitárias com temas relevantes para o debate público. Além dos meses em cores, – Janeiro Branco (saúde mental), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Vermelho (alerta HIV/Aids) – outros assuntos foram transformados em campanhas.

Foram 43 delas realizadas ao longo do ano, com destaque para os 14 anos do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), o primeiro concurso de redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) e o programa Parlamento Jovem, que proporcionou a 24 estudantes do ensino médio de escolas públicas a vivência na Casa Legislativa por seis meses.

“São campanhas que promovem um debate social e levam as pessoas a refletirem sobre determinado tema. O retorno é sempre muito positivo, com participação nos comentários e compartilhamentos”, complementa Nattacha.

Fotos

Foram mais de três milhões de acessos no Flickr da Assembleia Legislativa, serviço de hospedagem de fotos na internet. Todos os registros fotográficos, organizados em álbuns, podem ser acessados no endereço: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

 

 

Texto: Josué Ferreira

Foto: Eduardo Andrade/ Jader Souza

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024