Pesquisar

“Mais Acesso a Especialistas é eficiência no serviço e, sobretudo, tempo de vida para paciente”, diz ministra — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em sequência de agendas em São Paulo, nesta segunda-feira (17), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, aproveitou a oportunidade para destacar avanços no Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) . Na visita, ela conheceu a estratégia de implantação do programa no Hospital São Paulo – que teve sua Emergência Referenciada inaugurada hoje.

“O Mais Acesso a Especialistas é eficiência no serviço e, sobretudo, tempo de vida para paciente”, disse Trindade, em reunião com a diretoria do hospital.

No encontro, a ministra também destacou a realização de um mutirão nacional para reduzir ainda mais as filas de cirurgias eletivas, a partir de março.

“O presidente Lula e eu temos o compromisso de reduzir o tempo de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) ”, reforçou.

Entenda o Programa de Redução das Filas

O Programa Nacional de Redução das Filas foi instituído em 2023 pela ministra Nísia Trindade. Em 2023, o programa contou com uma vigência inicial de um ano e orçamento de R$ 600 milhões. Para fortalecer e dar continuidade ao programa em 2024, foram destinados R$ 1,2 bilhão aos estados e ao Distrito Federal.

Para 2025, uma novidade: o programa foi incorporado ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), no componente de cirurgias.

Visita ao Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas, em São Bernardo do Campo (Foto: Taysa Barros/MS)

 

 

 

Agendas em São Paulo

Ao longo desta segunda, a ministra também conheceu as instalações do Hospital do Rim, em São Paulo. A unidade possui 151 leitos – 97% SUS.

Em seguida, a ministra foi a São Bernardo do Campo (SP), onde vistoriou o Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas e reuniu-se com o prefeito do município, Marcelo Lima.

Já em Mauá, também no interior paulista, a ministra Nísia Trindade encontrou o prefeito, Marcelo Oliveira, onde discutiu investimentos na saúde do município.

Nísia Trindade também visitou o Hospital de Clínicas Dr. Radames Nardini, que possui 231 leitos 100% SUS. Os leitos de especialidades cirúrgica SUS são 60, os leitos clínicos SUS são 48, leitos pediátricos são 20.

Nathan Victor
Ministério da Saúde




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Ministra destaca papel das mulheres quilombolas na preservação da cultura afro-brasileira — Agência Gov

Postado em 26 de março de 2025

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA Comissão da ALE-RR e empresários discutem soluções para ampliar serviço de energia solar no Estado | ALE-RR

Postado em 26 de março de 2025

3ª edição da Feira Elas Empreendem valoriza o empreendedorismo feminino no Sebrae Roraima | ASN Roraima

Postado em 25 de março de 2025