Pesquisar

“Mais Acesso a Especialistas é eficiência no serviço e, sobretudo, tempo de vida para paciente”, diz ministra — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em sequência de agendas em São Paulo, nesta segunda-feira (17), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, aproveitou a oportunidade para destacar avanços no Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) . Na visita, ela conheceu a estratégia de implantação do programa no Hospital São Paulo – que teve sua Emergência Referenciada inaugurada hoje.

“O Mais Acesso a Especialistas é eficiência no serviço e, sobretudo, tempo de vida para paciente”, disse Trindade, em reunião com a diretoria do hospital.

No encontro, a ministra também destacou a realização de um mutirão nacional para reduzir ainda mais as filas de cirurgias eletivas, a partir de março.

“O presidente Lula e eu temos o compromisso de reduzir o tempo de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) ”, reforçou.

Entenda o Programa de Redução das Filas

O Programa Nacional de Redução das Filas foi instituído em 2023 pela ministra Nísia Trindade. Em 2023, o programa contou com uma vigência inicial de um ano e orçamento de R$ 600 milhões. Para fortalecer e dar continuidade ao programa em 2024, foram destinados R$ 1,2 bilhão aos estados e ao Distrito Federal.

Para 2025, uma novidade: o programa foi incorporado ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), no componente de cirurgias.

ministra visita hospital sp.jpg
Visita ao Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas, em São Bernardo do Campo (Foto: Taysa Barros/MS)

 

 

 

Agendas em São Paulo

Ao longo desta segunda, a ministra também conheceu as instalações do Hospital do Rim, em São Paulo. A unidade possui 151 leitos – 97% SUS.

Em seguida, a ministra foi a São Bernardo do Campo (SP), onde vistoriou o Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas e reuniu-se com o prefeito do município, Marcelo Lima.

Já em Mauá, também no interior paulista, a ministra Nísia Trindade encontrou o prefeito, Marcelo Oliveira, onde discutiu investimentos na saúde do município.

Nísia Trindade também visitou o Hospital de Clínicas Dr. Radames Nardini, que possui 231 leitos 100% SUS. Os leitos de especialidades cirúrgica SUS são 60, os leitos clínicos SUS são 48, leitos pediátricos são 20.

Nathan Victor
Ministério da Saúde




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Caer realiza manutenção na rede de esgotamento sanitário em rua do bairro Caranã

Postado em 19 de julho de 2025

BEM-ESTAR ANIMAL
Mais de 6 mil animais foram cadastrados no programa pioneiro da ALERR

Postado em 18 de julho de 2025

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025