Pesquisar

MAIOR HONRARIA Assembleia Legislativa concede título de cidadão benemérito de Roraima a Aldo Rebelo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em sessão especial desta quarta-feira (19), o alagoano Aldo Rebelo recebeu da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) o título de cidadão benemérito de Roraima. Escritor e ex-ministro da Defesa, ele foi homenageado com a maior honraria concedida a um cidadão brasileiro pela Casa Legislativa.

 

 

Na ocasião, o condecorado proferiu a palestra “Oportunidades, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e conservação ambiental” e afirmou se sentir honrado com a homenagem do Parlamento estadual.

“Recebo com muita honra e felicidade o título de cidadão benemérito roraimense pela Assembleia Legislativa. Procurarei ser digno dessa homenagem e a levarei com elevada responsabilidade e compromisso com a juventude, população e o futuro de Roraima e da Amazônia”, declarou Rebelo.

 

 

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o título concedido é uma forma de reconhecer as contribuições do alagoano para o desenvolvimento da região.

“É um importante momento em que o Poder Legislativo reconhece uma justa honraria ao nosso ex-ministro. Tenho certeza de que ele percebeu o carinho que o povo roraimense tem pelo trabalho dele, principalmente pela atenção aos assuntos amazônicos.”

 

 

A concessão do título se dá conforme o Decreto Legislativo nº 25/2010. O autor da proposição é o ex-deputado Ionilson Sampaio, que ressaltou como a homenagem ainda é atual, mesmo após 13 anos da aprovação da proposição parlamentar.

“Apesar dessa comenda ter sido concedida pelo povo de Roraima há anos, hoje ela é ainda mais presente, tendo em vista que o ex-ministro continua sendo um grande expoente no debate amazônico. Rebelo continua defendendo seus pontos de vista de forma muito clara e democrática, principalmente por ser um ‘filho’ de Roraima adotado pela sociedade”, argumentou.

 

 

O título de cidadão benemérito de Roraima foi validado pela Lei Estadual nº 61/1994. A honraria é concedida a quem presta, ou tenha prestado, serviços relevantes ao Estado, contribuído nos campos científico, cultural, artístico e literário ou ter desenvolvido ações de relevante valor social.

 

 

Medalha Rio Branco

Na mesma sessão, a Câmara Municipal de Boa Vista também concedeu a Rebelo o título de cidadão boa-vistense e a medalha de honra ao mérito Rio Branco. A honraria foi entregue ao ex-ministro pelos relevantes serviços prestados ao Estado pela atuação como parlamentar, escritor, pesquisador e jornalista.

 

“Fico feliz em participar dessa homenagem feita pela Câmara Municipal ao ex-parlamentar Aldo Rebelo, pelas contribuições ao nosso Estado. Parabenizo ainda a Assembleia Legislativa por disponibilizar um espaço para concedermos o título”, discursou o presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Genilson Costa (SD).

 

A concessão do título e da medalha se dá de acordo com o Decreto Legislativo Municipal nº 501/2011 e é destinada aos cidadãos não nascidos na capital roraimense.

História do homenageado

José Aldo Rebelo Figueiredo nasceu em Viçosa-AL e ocupou os cargos de ministro da Defesa, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como a pasta dos Esportes. Jornalista, escritor e deputado federal pelo Estado de São Paulo por cinco mandatos, o alagoano foi presidente da Câmara Federal de 2005 a 2007. Atualmente, é conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Conhecido por suas propostas nacionalistas, foi um dos principais articuladores e relator do novo Código Florestal Brasileiro. Já como escritor, destacam-se algumas obras:

  • “CBF-Nike”, livro com o deputado Silvio Torres em 2001;
  • “Política de Defesa para o Século XXI” e “Política Externa para o Século XXI”, ambos publicados em 2003;
  • “Forças Armadas e Soberania Nacional”, a reedição da coletânea com novos artigos de sua autoria sobre o papel das Forças Armadas;
  • “Reforma Tributária – temas e dilemas”, publicado em 2008, com o professor Luís Antônio Paulino da Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • “Raposa Serra do Sol: o índio e a questão nacional”, coletânea de artigos do ex-ministro, publicada em 2010.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Nonato Souza/ Márcio Guimarães

SupCom ALE-RR 

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025