Pesquisar

JUNHO LILÁS | Em quatro meses, Maternidade contabiliza mais de 2 mil testes do pezinho

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O teste do pezinho é um dos diversos exames que os recém-nascidos devem realizar nos primeiros dias de vida para garantir que tenham um desenvolvimento saudável.

 

Para sensibilizar as famílias sobre a importância desse exame, foi criado no dia 06 de junho de 2007 o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída por meio da Lei nº 11.605, dando origem à campanha Junho Lilás.

 

De janeiro a maio deste ano, 2.096 exames foram realizados em bebês nascidos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, considerada como a principal referência no atendimento materno no Estado.

 

“O teste do pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, sendo vital a sua realização para detectar várias patologias. Aqui no estado, o exame detecta até sete doenças que podem comprometer o crescimento de recém-nascidos”, destacou a técnica de enfermagem do HMI, Priscila Roland.

 

Com o primeiro filho no colo, a contadora Carla Mendonça, de 22 anos, revelou que dentro da unidade recebeu boas instruções, entre elas, a importância de levar o bebê para fazer o exame.

“Trouxemos o Theo [o bebê] logo para fazer o teste, que é muito importante nesse momento. Os médicos foram super atenciosos, explicaram tudo certinho e foi bem tranquilo”, ressaltou.

 

 SOBRE O EXAME

 

O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido e é feito com sangue coletado do calcanhar do bebê. Permite identificar doenças graves metabólicas, enzimáticas e hereditárias, como o Hipertireoidismo Congênito, que é quando a glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônio.

 

Outras doenças detectáveis pelo exame incluem a Toxoplasmose Imunoglobulina M Neonatal (infecção no sistema nervoso e tecidos muscular e conjuntivo), a Tripsina Imuno Reativa (possível fibrose cística), o Hormônio Tireoestimulante e a Fenilcetonúria (doença do metabolismo).

 

Inclui também as Hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue), a Dosagem de Fenilalanina (associados a deficiência enzimática), 17 Alfa Hidroxi Progesterona Neonatal (doença genética autossômica) e a Deficiência Biotinidase (doença metabólica hereditária).

 

SERVIÇO

 

É importante lembrar que antes da alta hospitalar, as mães de recém-nascidos da Maternidade devem procurar a sala do teste do pezinho, que fica próxima a recepção. O teste também pode ser feito em qualquer posto de saúde do município.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025