Pesquisar

Jovem com Síndrome de Down inspira outras pessoas a lutar pela inclusão social — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Ativista digital, João Vítor de Paiva Bittencourt foi eleito o melhor influenciador na categoria Diversidade e Inclusão do iBest

Nesta sexta-feira (21/3), Dia Mundial da Síndrome de Down, o Ministério do Esporte recebeu a visita do ativista digital João Vítor de Paiva Bittencourt, eleito o melhor influenciador na categoria Diversidade e Inclusão do iBest. João foi o primeiro jovem com Síndrome de Down a ser nomeado pelo Conselho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil por defender os direitos das pessoas com deficiência e lutar pela inclusão social.

O jovem goiano, apaixonado por esportes desde a infância, quebrou todos os paradigmas que envolvem sua condição genética. Ele dança, nada, joga basquete, vôlei e futebol. Conhecido nas redes sociais como Jvdepaiva, João recebeu a comenda Anhanguera do governo de Goiás, fez palestras para mais de 1,5 mil professores no Sesi Senai e, no meio de uma agenda agitada, segue firme ocupando outros espaços, dando sequência à sua formação educacional. No seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele escreveu o artigo Treinamento Resistido na Síndrome de Down, tema inédito, que em breve será título de um livro.

Secretário Fábio Araújo e o influenciador João Vítor de Paiva. Foto: Mariana Raphael/MEsp
Secretário Fábio Araújo e o influenciador João Vítor de Paiva. Foto: Mariana Raphael/MEsp

“Com a postagem dos meus vídeos, muitas pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências se sentiram inspiradas e motivadas na minha luta diária”, disse o jovem cheio de sonhos, que adora trabalhar com crianças e idosos.

O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, ao receber João Paiva, falou do esporte como instrumento de cidadania e a mágica que ele tem de transformar a vida das pessoas.

“Para ajudar pessoas com deficiência o Ministério do Esporte vai lançar três núcleos do Programa Semear: um em São José do Rio Preto (SP), para atender 48 pessoas com deficiência visual; um em Marília (SP) para atender todo tipo de deficiência, inclusive a Síndrome de Down; e um no Rio de Janeiro, que vai atender 80 pessoas também com deficiência visual”, disse.

“João é muito inteligente, mas teve dificuldades. Passou em quatro vestibulares, alcançou nota pelo Enem, e está terminando o curso de educação física, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Com tudo isso, ele não para, atua no filme de comédia “Colegas”, lançado em 2012. É protagonista em um segundo filme “Colegas e o herdeiro”, que será lançado em novembro, e que por enquanto é apresentado em alguns festivais”, afirmou Márcia Regina de Paiva, que deixou seu trabalho como advogada e psicóloga para cuidar do João, quando criança. Hoje ela se orgulha do desenvolvimento do filho.

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025