Pesquisar

JANEIRO BRANCO Podcast ‘Vai Ficar Tudo Bem’ da ALE-RR aborda planejamento da saúde mental a longo prazo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Programa apresentou estudos e pesquisas sobre a necessidade de debater mais a saúde mental na sociedade – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Diante do aumento nos casos de ansiedade, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta sexta-feira (17), o podcast “Vai Ficar Tudo Bem”, alusivo à campanha Janeiro Branco. O programa abordou histórias reais de distúrbios mentais e debateu a necessidade de ações contínuas para o cuidado da saúde mental.

Transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal oficial no YouTube (@assembleiarr), o podcast contou com profissionais da área e com o relato da enfermeira Betânia Magalhães, em tratamento contra depressão e síndrome de burnout.

A enfermeira Betânia Magalhães está tratamento da síndrome de burnout, conhecida como a do esgotamento profissional – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Cheguei a um ponto em que não tinha forças para sair, mesmo quando me chamavam. Só conseguia ir às consultas e voltava para o quarto. Estou fazendo terapia, meditação e, com o ciclismo e a caminhada, melhoro a cada dia. Foi um momento muito difícil, com dores físicas e emocionais, mas hoje estou conseguindo superar”, compartilhou Betânia.

O psicólogo Wagner Costa foi um dos convidados e apresentou estudos que evidenciam a importância de relacionamentos saudáveis para o bem-estar mental. Ele também destacou medidas simples para adotar ao longo do ano.

O psicólogo Wagner Costa apresentou dicas simples para melhorar a saúde mental no dia a dia – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“O Janeiro Branco nos incentiva a planejar e a colocar em prática ações que impactem positivamente nossa saúde mental. Atitudes como cuidar do sono, praticar exercícios físicos, conviver mais com amigos e familiares, e investir na leitura podem fazer uma grande diferença no dia a dia,” explicou Wagner.

A psicanalista Janaína Nunes, da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, ressaltou o papel da psicanálise na identificação das causas inconscientes das doenças mentais e diferenciou a ansiedade normal da ansiedade patológica.

A psicanalista Janaína Nunes: “Os sintomas da ansiedade não são apenas o que conseguimos perceber, mas as verdadeiras causas geralmente estão nas raízes, que precisamos investigar” – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Ansiedade é natural, mas é preciso equilíbrio. Muitas vezes, as causas verdadeiras estão em traumas ou experiências passadas. A ansiedade patológica, diferente da ansiedade comum, pode ser desencadeada por situações cotidianas que a pessoa não consegue enfrentar sozinha,” afirmou Janaína.

A jornalista e diretora de Televisão e Rádio da ALE-RR, Camila Dall’Agnoll, mediou o podcast e destacou o compromisso do Parlamento roraimense com a saúde mental.

 

 

Camila Dall”Agnol, jornalista mediadora: “Este é o primeiro podcast de 2025 e o segundo sobre o Janeiro Branco, que reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a saúde mental” – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Este é o primeiro podcast de 2025 e o segundo sobre o Janeiro Branco, reforçando a importância da saúde mental. Hoje, debatemos formas de buscar o equilíbrio e valorizar o cuidado consigo mesmo. A Casa Legislativa também oferece atendimentos psicológicos aos servidores, incentivando a busca por apoio profissional”, enfatizou Camila.

Podcast do Parlamento

 

 

Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Para quem não conseguiu acompanhar o programa, o “Vai Ficar Tudo Bem” está disponível na playlist “Podcasts” no canal da ALE-RR no YouTube. Também é possível ouvi-lo nas plataformas Spotify e Deezer.

Ao todo, a Superintendência de Comunicação da ALE-RR produziu 16 podcasts com temas variados, como empreendedorismo, tráfico humano, inclusão de pessoas com deficiência e combate à homofobia.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025

Comissão aprova proposta de áreas exclusivas para veículos escolares pararem perto de escolas

Postado em 18 de julho de 2025

Estudo com IA identifica padrões relacionados a acidentes de trânsito

Postado em 18 de julho de 2025