INTENSIVÃO Aulas do preparatório para agentes de saúde e endemias iniciam e salas ficam lotadas | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Sala lotada e alunos atentos às explicações dos professores. Foi nesse ritmo que iniciaram nesta segunda-feira (17) as aulas presenciais do Preparatório do Processo Seletivo de Agente Comunitário de Saúde e de Combate à Endemias, um intensivão oferecido pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa (ALE-RR) por meio da Escolegis (Escola do Legislativo).

Durante essa semana, nas unidades do Liberdade e Santa Luzia, 400 alunos se preparam para a prova que será realizada no próximo domingo (23). São mil vagas sendo disputadas por 15 mil candidatos. As aulas encerram na sexta-feira (21) e neste período os candidatos terão a oportunidade de revisar o conteúdo e fazer muitos exercícios.

 

 

“Ofertamos esse quantitativo de vagas para três dias de inscrição, mas a procura foi intensa e com uma hora e meia todas as inscrições foram preenchidas. Isso demonstra a confiabilidade que a maioria da população tem junto à Escolegis”, disse Breno Carvalho, diretor da instituição, na abertura das aulas.

 

 

O aluno Lucas Sales, 26 anos, comemora ter conseguido se matricular na unidade do bairro Liberdade. “Procurei o curso porque eu já tive outras experiências na Escolegis, já fiz o preparatório para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], além de outros cursos para me aperfeiçoar, e a experiência sempre foi muito bacana, os professores são muito atenciosos, sabem explicar exatamente o assunto, então a minha expectativa é muito grande para poder fazer uma boa prova”, disse.

A dona Josete dos Santos, 52 anos, está confiante que o preparatório vai ajudá-la a dirimir dúvidas, a adquirir mais conhecimentos para fazer uma boa prova. “Estou aqui porque creio que só com a educação, estudando, se esforçando se vence. A minha esperança é vencer e ser aprovada nesse concurso. Está difícil, mas não vamos desistir. A professora nos recebeu muito bem, nos instruiu como devemos fazer. Creio que vou conseguir. Não só eu, mas também meus amigos que aqui estão com esse mesmo objetivo. Espero que uma vaga seja minha”, disse esperançosa.

A professora Nadja Salgueiro ministra a disciplina Sistema Único de Saúde (SUS), que tem peso dois na prova, considerada muito importante. “Quem vai trabalhar na área de saúde tem que entender a nossa Lei nº 8080/90, que rege todo o sistema de saúde do Brasil. Como ela tem um peso muito alto, quem se preparar melhor consegue uma pontuação muito boa e sai na frente. O peso dois faz muita diferença na pontuação final”, destacou a professora.

Outra disciplina que também será um diferencial na prova é a específica por área que tem peso três. O candidato que conseguir a melhor pontuação tem chances de conquistar uma das mil vagas do seletivo para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemias (ACE), conforme detalhou a professora Jhucyellen da Silva Rodrigues.

“Quando fala em específica para as áreas de agente de saúde e de endemia, a gente precisa entender que é a porta para ocupar o cargo, que precisa ter o conhecimento dessa área. Durante as aulas vamos abordar basicamente todos os assuntos como atribuições, doenças, estado de saúde, legislação, tudo entra, nessa específica. Quem acertar a maior quantidade de questões, com certeza, já está dentro”, reforçou, ao lembrar que serão 15 questões com peso três.

Novos cursos

O diretor Breno de Carvalho anunciou que ainda neste mês de julho serão abertos novos cursos tanto para a modalidade EAD (Educação a Distância) quanto para a presencial. “A gente sabe que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, então quem quiser se qualificar, fique atento para as próximas inscrições da Escolegis”, anunciou.

 

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

DR com Deneri recebe Denise Fraga na TV Brasil

Postado em 20 de maio de 2024

Governo Federal atua na proteção da população e também dos pets no RS — Agência Gov

Postado em 20 de maio de 2024

Comissão aprova projeto que cria programa de fomento à causa animal – Notícias

Postado em 20 de maio de 2024

Campanha promove ação sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Postado em 20 de maio de 2024