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Projeto da ALE-RR promove educação financeira e prática empreendedora

Divulgação/Fonte

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Público-alvo são os alunos do 3º ano do ensino médio. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), levou nesta terça-feira (22) às escolas Estaduais 13 de Setembro e Olavo Brasil a segunda etapa do projeto “Conexão Financeira”. A ação oferece suporte a alunos do 3º ano do ensino médio sobre educação financeira, planejamento e empreendedorismo.

Com duração de dois meses, o projeto propõe atividades práticas e aplicadas para ensinar conceitos de finanças, elaboração de orçamentos e tomada de decisões financeiras assertivas. Além disso, os estudantes participam de um desafio: a escola que arrecadar o maior valor por meio dos empreendimentos criados pelos alunos será premiada com uma quantia em dinheiro para investir na festa de formatura da turma vencedora.

‘Quanto mais cedo você norteia os jovens financeiramente, mais cedo eles se tornam responsáveis nessa área’, destacou a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“O projeto orienta os alunos e envolve também os professores, incentivando-os a buscar alternativas e criar estratégias para levantar recursos. Ao final, os vencedores serão recebidos na Assembleia Legislativa pelo presidente Soldado Sampaio [Republicanos] e demais parlamentares”, adiantou a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União).

Segundo a parlamentar, mais de 350 alunos, de quatro escolas, participam dessa competição. “Que alia aprendizado e benefício direto aos estudantes. Quanto mais cedo os jovens forem orientados financeiramente, mais preparados estarão para o futuro”, afirmou.

Etapas teórica e prática

Cada etapa do “Conexão Financeira” tem objetivos específicos. A primeira abordou conceitos financeiros na teoria, com apoio de professores de matemática, e incentivou a criação de produtos para venda dentro das escolas. Na Escola Olavo Brasil, por exemplo, os alunos optaram por comercializar alimentos não disponíveis na cantina, como pastel e paçoca.

Na fase atual, os estudantes trabalham o planejamento, a organização e o fortalecimento das ideias já desenvolvidas, com o objetivo de arrecadar mais recursos.

Willian Tihago Quirino, instrutor do projeto. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“Esse público é estratégico porque está no último ano do ensino regular, se preparando para o mercado de trabalho e para o ensino superior. Ao estimular o empreendedorismo, também desenvolvemos competências importantes para a vida profissional”, destacou o instrutor do projeto, Willian Tihago Quirino.

O professor de matemática da Escola Olavo Brasil, Antônio Costa, reforçou a importância de abordar educação financeira com os jovens.

 

 

‘Essas aulas fazem com que eles tenham noção e um pouco mais de controle para o futuro’, disse o professor de matemática, Antônio Costa. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“Essa é uma necessidade real. Muitos alunos ainda não sabem administrar o próprio dinheiro, e essas aulas trazem uma visão importante de controle e organização para o futuro”, avaliou.

 

 

 

 

Vivência e inspiração

Para Matheus Guilherme Rodrigues, de 17 anos, a educação financeira está presente no dia a dia e é essencial para o futuro. O estudante elogiou o projeto e disse que pretende empreender no setor digital.

Para o estudante Matheus Guilherme Rodrigues, de 17 anos, a educação financeira está atrelada ao dia a dia de todos. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“Acho importante aprender desde cedo a administrar nosso dinheiro e a criar reservas. O projeto nos ajudou tanto na organização da formatura quanto a enxergar possibilidades de empreender. Me fez pensar mais seriamente em abrir meu próprio negócio na área digital, que oferece muitas oportunidades e liberdade financeira”, comentou.

Já para Rhamona de Las Viegas, de 16 anos, a experiência foi ainda mais significativa por ela já atuar como empreendedora no ramo de artesanato.

 

 

Rhamona de Las Viegas enxergou na oportunidade ganhar mais experiência. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“O projeto ampliou nossos horizontes e vai ajudar muita gente que deseja empreender. Eu já faço cordões, brincos e pulseiras e tenho minha clientela. Destaco também a importância do empreendedorismo coletivo, porque estamos todos trabalhando juntos por um objetivo comum”, disse.

 

 

 

 

Próximas escolas

As atividades continuam nos dias 23 e 24 no Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi e, no dia 24, na Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, sempre no turno da tarde.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

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