Inovação interna em destaque no encerramento do ciclo do Pitch Day | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Sebrae Roraima celebra inovação e parceria no encerramento do Pitch Day, destacando soluções impactantes desenvolvidas em colaboração com a startup Clara Idea.

Na sexta-feira, dia 17 de novembro, a equipe do Sebrae Roraima celebrou o encerramento do ciclo do Pitch Day, um evento marcante que reuniu colaboradores e parceiros para apresentar as soluções inovadoras desenvolvidas ao longo do processo de Prova de Conceito (POC) em parceria com a startup Clara Idea.

A colaboração entre o Sebrae/RR e a Clara Idea, uma startup baiana, foi destacada pelo analista técnico Luã Andrade da Unidade de Gestão da Inovação, Mercado e Serviços Financeiros (UGIMS). Ele ressaltou a conexão estabelecida entre as duas instituições, destacando a plataforma inovadora da Clara Idea chamada IFLOW, focada na gestão da inovação em organizações.

Passamos por um ciclo de ideação, realizando oficinas para desenvolver soluções para problemas reais enfrentados pelo Sebrae Roraima. Hoje, celebramos o fechamento desse ciclo com a apresentação das soluções desenvolvidas durante o projeto explicou Luã Andrade.

Inicialmente o projeto tinha o objetivo de lançar desafios para alguns gargalos internos, seja focado para clientes, consultores ou processos. Portanto, foram criados grupos de trabalho, que iriam desenvolvendo um projeto que seria uma solução para esses problemas.

Em 2024, iremos implementar alguma dessas iniciativas que vai trazer como resultado para a instituição melhorias nos processos, agilidade, melhoria no atendimento ao cliente, melhoria nos serviços prestados, entre outros benefício explicou a Gerente da Unidade de Gestão da Inovação, Mercado e Serviços Financeiros, Gabrielle Ribeiro.

O processo envolveu a participação de várias equipes, cerca de quatro a cinco, que se dedicaram a criar soluções e ideias inovadoras para enfrentar os desafios cotidianos enfrentados pelo Sebrae Roraima. As equipes participaram de oficinas de ideação, contribuindo para o desenvolvimento de soluções práticas e eficazes.

A equipe liderada pelo Analista da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Riva, desenvolveu um projeto para a integração de novos colaboradores, ajudando no momento de ambientação e na amostra dos sistemas e os processos. A ideia envolveria a criação de um programa de mentoria, onde um mentor, que aquela pessoa mais experiente e mais antiga na casa, ajudaria esse novo colaborador, ajudando através de perguntas simples.

Ao discutirmos sobre isso, entrevistarmos os colaboradores mais recentes, até por experiência própria, porque nós um dia fomos novos colaboradores, e identificamos que há certas inseguranças e incertezas nesses novos colaboradores, por desconhecer processos, não saber como acessar informação. conta Eduardo Riva.

Acelera Sebrae

Pitch Day do Acelera Sebrae se destacou como um momento crucial para apresentar as propostas elaboradas pelas equipes durante o ciclo de POC. As soluções abordaram questões relevantes para a eficiência e inovação no contexto do Sebrae Roraima, demonstrando a aplicabilidade da parceria com a Clara Idea e a utilização da plataforma IFLOW.

A jornada da Clara Ideia em Roraima destaca não apenas a importância da inovação nas organizações, mas também a necessidade de colaboração, apoio da alta direção e a valorização da diversidade para impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade. Com isso em menos de três minutos, as equipes conseguiram priorizar problemas, testar ideias e apresentar soluções estruturadas.

Eu acho muito importante isso, ou seja, o que as pessoas nas organizações são o maior ativo, elas têm capacidades que vão muito além das capacidades efetivamente incorporadas no trabalho do dia a dia. Então, as organizações precisam criar um espaço para a inovação, de forma estruturada, para que seja possível combinar com a rotina a inovação, que a gente chama de ambidestria. explica Ana Pires, fundadora da Clara Ideia, Head de Inovação e Tecnologia.

A ação contou com a presença de colaboradores, gestores e demais interessados no trabalho de inovação interna promovido pelo Sebrae. A oportunidade proporcionou uma visão abrangente das potencialidades da colaboração entre o Sebrae/RR e startups inovadoras, destacando a importância da busca por soluções inovadoras para os desafios do dia a dia.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Prefeitura de Maricá nega desvios de recursos da saúde

Postado em 28 de fevereiro de 2024

Imunização contra a dengue envolverá a rede pública de ensino dos municípios – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 28 de fevereiro de 2024

PREVIDÊNCIA SOCIAL ALE-RR realiza audiência pública com presença do ministro Carlos Lupi nesta sexta-feira | ALE-RR

Postado em 27 de fevereiro de 2024

Câmara aprova regime de urgência para oito projetos – Notícias

Postado em 27 de fevereiro de 2024