Inmetro homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Instituto promoveu encontro, com café da manhã, no auditório de Xerém no Rio de Janeiro. Data também comemorou um ano da atual gestão

 

No Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (8/3), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reuniu, no Rio de Janeiro, todas as servidoras do Instituto para um café da manhã e uma homenagem especial a elas.

Também foi comemorado o primeiro ano da atual equipe e gestão do Inmetro, comandado pelo presidente do Instituto, Márcio André Brito. Ele destacou que foram 365 dias de muito trabalho e realizações importantes para o Inmetro e a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).

Quem deu início à solenidade de comemorações ao Dia Internacional da Mulher foi a servidora Caroline Akemi Pinheiro, do Serviço de Saúde e Segurança Ocupacional (Sesao), que falou sobre a valorização da mulher e as conquistas no Inmetro e na vida.

“É uma tarefa imensa estar aqui representando todas nós, principalmente assumir essa responsabilidade e dizer palavras de reconhecimento, porque somos mais de 500 mulheres no Inmetro: de todos os jeitos, idades, cores, vínculos, com atuações totalmente diferentes, mas todas igualmente fundamentais”, disse Caroline Pinheiro.

Segundo ela, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, existe para refletir sobre o que significa ser mulher sociedade, para valorizar as conquistas e sempre lembrar ou relembrar de onde querem chegar e do que ainda querem conquistar.

“Nesse 8 de março, dê de presente a uma mulher respeito e reconhecimento. Diga a uma mulher o quão importante ela é e o quão fundamental é tudo que ela faz. Diga para suas colegas de trabalho, para suas amigas, suas companheiras e familiares e continue dizendo o resto do ano. Isso vale para nós também, mulheres”, disse Pinheiro.

Caroline Akemi Pinheiro, do Serviço de Saúde e Segurança Ocupacional (Sesao), falou sobre a valorização da mulher e suas conquistas no Inmetro e na vida

Foi apresentado um vídeo em homenagem às mulheres com fotos de servidoras e colaboradoras do Inmetro, que fazem o dia a dia do Instituto.

O presidente Márcio André Brito, fez um discurso emocionante em homenagem às mulheres, ressaltando a sua importância para a sociedade e agradeceu também o trabalho e empenho de todas.

Pautas e conquistas

Inicialmente, Brito cumprimentou todos os servidores, colaboradores, estagiários, bolsistas, aposentados, em especial todas as mulheres que compõem o sistema Inmetro.

“ O Dia Internacional da Mulher, dever ser celebrado e comemorado bastante porque significa e reflete simbolicamente uma luta contra a resistência. Uma resistência que, se formos pensar na história, começou lá atrás, na década do século XIX, início do século XX, lá em 1917, quando as mulheres se uniram num grande movimento a favor da libertação, a favor de igualdade, igualdade de salário, direito ao voto, entre outras. Décadas depois, esses pleitos ainda se confundem com os dias atuais”, disse Márcio André.

Ao falar às servidoras do Inmetro, o presidente do Instituto disse ainda que aquelas pautas ainda se confundem com as da atualidade. No entanto, a mulher avançou muito, conquistou enfim o direito do voto. E em alguns casos ainda existe desequilíbrio salarial, mas ainda sofre muito com violência doméstica, e com feminicídio.

Ao final do discurso, o presidente informou às mulheres do Inmetro presentes, que acolheu uma sugestão para criar o comitê de igualdade de gênero e de raça dentro do instituto.

“ Tanto acolho a ideia quanto quero ser o padrinho da causa. Desejamos um feliz dia a todas as mulheres, em especial, às mulheres do sistema Inmetro. E agradecemos a força, coragem e dedicação de todas. Muito obrigado, mulheres” declarou Brito.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, na solenidade que comemorou o Dia Internacional da Mulher

Programação

Ainda na solenidade de comemoração pelo Dia da Mulher, foi exibido um vídeo com as principais ações e entregas feitas em 2023, apresentando todos os pontos altos da gestão.

O evento marcou também o início de uma série de encontros e oficinas que acontecerão em março, o mês das Mulheres. Para comemorar a data, no próximo dia 13, haverá uma exposição com pesquisadoras do Inmetro e o lançamento de um portfólio com as pesquisas conduzidas por mulheres do Instituto e suas principais contribuições à sociedade.

No dia 20 de março, haverá uma palestra sobre o panorama feminino no serviço público, feita pela servidora Carolina Akemi, no auditório de Xerém-RJ.

Oficinas

Ainda nos dias 14 e 21, acontecerão as oficinas “Mulher e Trabalho”. As vagas são limitadas e as interessadas devem efetuar a inscrição com o Sesao, por meio do e-mail sesao@inmetro.gov.br .

Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022