Pesquisar

INEDITISMO E INCLUSÃO Assembleia Legislativa e Conselho de Química lançam primeira tabela periódica em braile do país | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma sessão especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta sexta-feira (31), marcou o lançamento da primeira tabela periódica em braile do país. A solenidade ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e reuniu representantes dos conselhos de Química dos estados e da Educação de Roraima, bem como da Associação dos Deficientes Visuais (Advir).

Indicada pela presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso, deputada Angela Águida Portella (PP), a pedido do Conselho Regional de Química (CRQ) da 14ª região, a iniciativa, conforme enfatizou a parlamentar, vai abrir precedentes para que outros conselhos profissionais se inspirem a realizar projetos semelhantes.

O CRQ saiu na frente inspirando outras profissões no que diz respeito à inclusão, empatia e à possibilidade de pertencimento. Ele está de parabéns. Esse momento tão especial, com esse ato simbólico, que também é um fato histórico, será importante para a construção de conhecimento de pessoas que irão prestar vestibular, e muitas vezes se ressentem de não ter a oportunidade da compreensão”, avaliou.

 

 

Em seu discurso durante a sessão, o presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Filho, destacou a importância desta ciência para a existência humana e citou a criação da vacina contra a covid-19 como exemplo mais recente.

Sem ela [química] e os itens de higiene durante um dos períodos mais difíceis para a saúde do Brasil e do mundo, o sonho da vacina talvez não fosse possível. É importante reforçar que conhecimento é poder. Ele nos permite vislumbrar as infinitas possibilidades que temos. Essa premissa torna-se ainda maior na química, afinal, sem ela não teríamos evoluído para o que somos hoje”, ressaltou.

 O presidente do CRQ da 14ª Região, Gilson da Costa Mascarenhas, informou que os exemplares serão disponibilizados para todo o Brasil e reafirmou a chance de diversas atuações seguirem pelo mesmo viés.

Por meio de reuniões aqui na Assembleia, soubemos que alguns outros profissionais questionaram o fato de não terem trabalhos de sua área em braile. Isso só engrandece o feito, porque serve de exemplo para outros campos a possibilidade de produzir ações de inclusão às pessoas”, frisou.

 

 

 

O diretor-tesoureiro do CRQ de Roraima, Jaime Magalhães, detalhou que a ideia de publicar o material inclusivo surgiu a partir do contato com um grupo de professores do meio que trabalhavam com deficientes visuais. Após reuniões, criou-se a oportunidade de entregar à população “um pouco do que o conselho tem por finalidade”.

Nós não trabalhamos só com fiscalização, mas é importante que o conselho, onde se reúnem os profissionais da química, dê em troca para a sociedade alguma prestação de serviço na nossa área”, disse.

A presidente da Advir, Deyseane Arruda, que compôs a mesa, descreveu o momento como “satisfatório” e de “grande valia”.

Para nós, que não enxergamos, é difícil poder estudar e ter acesso à alfabetização. Isso vai inovar o nosso aprendizado. Me sinto muito grata em participar desse encontro, e espero que todos venham a ter acesso, porque vai ajudar-nos bastante”, realçou.  

 

 

 

 

O material estará disponível de forma gratuita em escolas e universidades de todo o Brasil para qualificar os estudos em química de jovens e adultos, e será apoio para que os deficientes visuais consigam aprender, de forma mais direta, os 118 elementos conhecidos, organizados pelas características comuns e de ordem crescente, conforme o número atômico de cada.

 

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025