Pesquisar

INCLUSÃO E CUIDADO
Centro de Acolhimento ao Autista realiza segunda semana de oficinas sobre alimentação

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), segue com a programação de oficinas voltadas à alimentação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta segunda semana de atividades, a equipe de nutrição e psicopedagogia trabalhará o tema “Cozinha do Saber”, com o objetivo de estimular a consciência alimentar de forma divertida e afetiva.

A nutricionista Julyane Marques conduziu atividades que incentivam o contato com os alimentos por meio de brincadeiras e cores

“Fizemos uma amarelinha com cores, e cada cor que a criança selecionar, a gente pede para ela provar um alimento característico dessa cor. A intenção é fazer com que elas se aproximem do alimento durante o brincar e aceitem provar, até mesmo comer, de uma forma bem afetiva”, explicou a nutricionista do Teamarr, Julyane Marques.

 

 

 

 

Tatyane Sousa, psicopedagoga do Teamarr, trabalhou contação de histórias e estímulos cognitivos relacionados à alimentação

A psicopedagoga Tatyane Sousa falou sobre a dinâmica de envolver as cores no processo lúdico. “Com a contação de histórias que envolvem as cores, mostramos o que os animais comem, trabalhamos o cognitivo da criança, a atenção e também a degustação. A parte comportamental interfere bastante nessa seletividade alimentar”, frisou.

Entre os participantes, Henry Pio, de 9 anos, compartilhou sua experiência. “A história envolvia animais que comiam frutas. Fizemos uma brincadeira e uma salada de frutas. As cores que acertei foram amarelas e vermelhas. Comi banana e tomate”, contou. Já Agatha, de 12 anos, acertou as cores laranja e roxa. Ela aceitou provar a cenoura, pediu para repetir, mas não gostou de comer batata-doce.

Cronograma

 

O cronograma das oficinas foi dividido em semanas temáticas que abordam desde o reconhecimento das cores até estratégias de inclusão alimentar. A programação iniciou com o tema “Cores dos Alimentos”, seguiu com “Cozinha do Saber”, e continuará com “Rotina Alimentar e Organização Visual”, encerrando com “Estratégias de Aceitação e Alimentação Afetiva”. Segundo a equipe, na última semana as atividades serão voltadas aos pais e responsáveis, com o intuito de orientá-los sobre como aplicar as práticas em casa, especialmente durante o período de recesso escolar.

Teamarr

O Teamarr oferece atendimentos pedagógicos, psicológicos, sociais e terapêuticos, além de promover ações de conscientização e integração entre escola, família e comunidade. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1.193, bairro São Francisco.

 

 

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alexsandro Carvalho

SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025