HGR terá evento dedicado ao cuidado com os rins – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O setor de Nefrologia do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), em parceria com o CEHMO (Centro de Hemodiálise Ary Gonçalves), promove nesta quinta-feira, 14, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Rim.

Com o tema “Saúde dos Rins – Exames de Creatina para Todos”, a ação será realizada a partir das 8h, no corredor principal do HGR, sendo inteiramente voltada para os profissionais da unidade, pacientes e acompanhantes.

“A Sociedade Brasileira de Nefrologia promove ações com cunho educativo para a prevenção da doença renal, e o Grupo CEHMO, juntamente com o HGR, estará promovendo uma atividade neste dia, junto com uma equipe multidisciplinar, para realizar orientações educativas sobre doença renal, com a presença de um médico nefrologista”, explicou o enfermeiro e responsável técnico do Serviço de Nefrologia do HGR, James Pinto.

Idealizada pela ISN (Sociedade Internacional de Nefrologia), a data tem como finalidade alertar a população sobre os perigos das doenças renais. Estima-se que 10% da população mundial sofra com algum tipo de enfermidade neste órgão, problema que pode levar à morte se não tratado adequadamente.

No Brasil, segundo a SBN, mais de 140 pessoas realizam diálise todos os dias em decorrência de doenças renais crônicas, um número que tem aumentado ano após ano.

“Durante a triagem [que a equipe multiprofissional realizar], quando identificarmos algumas situações de risco, essa pessoa será de imediato avaliada pelo nefrologista, será realizada uma solicitação e realização de dosagem de creatina de imediato, e prestadas todas as orientações necessárias”, completou James.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022