Obra de R$ 1,98 milhão levará energia regular e iluminação pública para cerca de 55 famílias da comunidade localizada na Vicinal 14
O Governo de Roraima, por meio da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), iniciou os serviços de implantação da rede de eletrificação da Vila Ottomar de Sousa Pinto, localizada na Vicinal 14, no município de Cantá. A obra atenderá uma demanda histórica da comunidade e garantirá fornecimento regular de energia elétrica para aproximadamente 55 famílias, beneficiando cerca de 110 moradores.

As equipes técnicas já iniciaram a mobilização de equipamentos e materiais necessários para a execução do projeto, que prevê a implantação completa do sistema de distribuição de energia em padrão urbano, com redes de média e baixa tensão, transformadores e iluminação pública.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Gregório Almeida, a obra tem prazo estimado de execução de 120 dias e integra o conjunto de investimentos do Governo de Roraima voltados à ampliação da infraestrutura básica e à redução das desigualdades regionais, garantindo mais desenvolvimento e acesso a serviços essenciais para as comunidades do interior.
“Levar energia elétrica para uma comunidade que aguardou tantos anos por esse serviço é motivo de grande satisfação. A energia transforma vidas, proporciona mais conforto às famílias, fortalece o comércio local, amplia oportunidades para os estudantes e impulsiona o desenvolvimento. Esse é o compromisso do Governo de Roraima: levar serviços essenciais às comunidades que mais precisam, promovendo dignidade e melhores condições de vida”, destacou.
Com investimento de R$ 1,98 milhão, o projeto contempla a instalação de 2,25 quilômetros de rede de média tensão, 3,75 quilômetros de rede de baixa tensão, 118 postes com iluminação pública e cinco transformadores de 45 kVA.
De acordo com Gregório, antes da obra, os moradores conviviam com uma situação precária, utilizando ligações improvisadas e clandestinas, muitas vezes feitas com materiais inadequados, o que aumentava os riscos de acidentes elétricos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. A comunidade também não contava com sistema de iluminação pública.
“Além de regularizar o acesso à energia elétrica, a iniciativa deverá gerar impactos positivos em diversas áreas. Na educação, permitirá melhores condições para o funcionamento das escolas e o uso de recursos tecnológicos”, pontuou.
Ele afirmou ainda que, na saúde, a nova infraestrutura elétrica contribuirá para a conservação adequada de medicamentos e vacinas e para a ampliação dos atendimentos básicos.
“Já na segurança, a implantação da iluminação pública deve proporcionar mais tranquilidade aos moradores e reduzir riscos durante o período noturno”, concluiu o secretário.
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui