Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo de Roraima segue com o forte investimento em infraestrutura das rodovias e vicinais em todo o Estado e, dando prosseguimento a esse trabalho, inaugurou neste sábado, 2, uma importante via que atenderá comunidades indígenas do município de Normandia que fazem parte da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol.

Na vicinal Linha Seca, foram realizados serviços de recuperação em 27,5 km de extensão. O valor do investimento foi de R$ 1.984.246,03, sendo executado com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cabral. Essa vicinal possui interligações com vias como as vicinais Matiri e Bismarck, recuperadas pela Prefeitura de Normandia e entregues na ocasião.

Ainda durante a agenda, o governador Antonio Denarium assinou a ordem de serviço para a construção de três pontes de madeira da vicinal Matiri. Serão investidos R$1.466.765,71, oriundos de recursos próprios do Governo de Roraima, compreendendo extensão total de 85 metros de pontes novas.

O chefe do Executivo ressaltou a importância dessas vias para o deslocamento da população entre as comunidades indígenas e no município, além do escoamento da produção.

“O nosso trabalho com a infraestrutura das estradas do município de Normandia está acabando com problemas frequentes, como o isolamento parcial ou total causado por rompimento das vias, atoleiros, entre outras situações. Agora no verão, o Governo trabalha para prevenir situações que possam ocorrer no inverno. Com isso, interligamos as comunidades indígenas, garantindo qualidade no trânsito de pessoas e no escoamento da produção”, avaliou.

O secretário-adjunto de Infraestrutura, Emerson de Paula, pontuou que essa rotina de recuperação de vias pode ser vista pela população em todo o Estado, durante todo o ano. Ele também citou que a recuperação da via diminuirá o tempo de viagem entre as comunidades, a sede de Normandia e outros municípios, principalmente pelo trecho da BR-401, sentido Normandia.

“Essa vicinal acaba tirando do trajeto um pedaço crítico da BR-401, permitindo que o público consiga se deslocar para a Boa Vista com um trecho de aproximadamente 20 km a menos. Isso torna a estrada totalmente trafegável e recuperada. Juntamente com essa ordem de serviço para construção de três pontes de madeira, será viabilizada a agropecuária na região, facilitando o escoamento da produção e a venda dos bovinos daqui, já que antigamente não tinha nem acesso para os caminhões poderem vir e comprar as criações das comunidades produtoras”, explicou Emerson.

PARCERIA QUE TRANSFORMA

As obras que vêm sendo executadas dentro do município, seja pelo Governo de Roraima ou pela Prefeitura de Normandia, são provenientes da forte parceria entre as esferas do Executivo, mudando a realidade de todas as localidades ali existentes. Citando as obras entregues neste sábado, 2, o prefeito Dr. Raposo afirmou ter confiança e credibilidade recíproca entre Estado e Município, o que permite maiores ganhos para a população.

“A vicinal Bismarck atende a comunidade de mesmo nome, e a vicinal Matiri atende as comunidades Canaã, Sucubeira, Japó, Matiri e Cachoeirinha, enquanto a Vicinal Linha Seca, feita pelo Governo, atende parte das comunidades da região da Raposa e toda a região do baixo Cotingo. Essa via encurta a distância para a sede, tira o fluxo da BR-401, gerando economia e maior praticidade para as populações indígena e da própria sede de Normandia, como empresários e comerciantes, que atuam junto às comunidades indígenas”, frisou.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022