Pesquisar

Governo Federal intensifica gestão de desastre nos estados mais afetados pelas fortes chuvas — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

À Voz do Brasil, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes informou que o governo atua junto às prefeituras para garantir agilidade nas ações de resposta aos desastres

O Governo Federal intensificou ações para o socorro dos municípios mais atingidos pelas chuvas nos últimos dias. No fim de semana e na segunda-feira (20/1), técnicos da Defesa Civil e equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) percorreram os locais mais afetados em cidades de Minas Gerais, Bahia e Piauí, auxiliando na gestão e coordenação de ações emergenciais.

Ao programa A Voz do Brasil desta terça-feira (21/1), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, informou que o Governo Federal atua com as prefeituras para garantir o reconhecimento federal de situação de emergência e a rápida aprovação dos planos de trabalho para socorro e assistência humanitária, permitindo a liberação de recursos para ações de resposta.


“Ocorrendo o evento, a gente imediatamente faz o trabalho com as prefeituras para que os decretos de situação de emergência ou de calamidade saiam o mais rápido possível. Hoje nós temos aproximadamente 8, 9 estados atingidos fortemente pelas chuvas de 2025, 300 municípios com decreto de situação de emergência ou calamidade até o dia de hoje e muitos deles com algumas perdas de vidas, de patrimônio, de pontes, enfim, de equipamentos públicos”, disse o ministro. 

Confira a entrevista completa aqui.
entrevista Waldez.png


Também durante a entrevista, Waldez Góes falou sobre a atuação da ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, o Defesa Civil Alerta. “Ele está 100% disponibilizado já para os estados do Sul e Sudeste, e durante o mês de janeiro, fevereiro e março, nós estamos no processo de implantação nos estados Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, destacou o ministro. 

Leia também: 
Defesa Civil atua em alerta 24h e governo garante apoio a estados afetados por chuvas

De acordo com relatório diário divulgado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional, até o momento, foram registradas 26 mortes em Minas Gerais, 14 em São Paulo, três no Piauí e uma em Santa Catarina, todas em razão das fortes chuvas que atingem os estados. O relatório é emitido em períodos críticos e também traz dados sobre riscos geológicos e hidrológicos. Atualmente, o Cenad opera em nível laranja (alerta), com técnicos de plantão 24 horas para acompanhar os cenários mais preocupantes.

Ações federais

O MIDR informa que, entre os dias 15 e 19 deste mês, agentes de defesa civil montaram uma base em Ipatinga (MG) e também visitaram os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Belo Oriente e Açucena. Além disso, prestaram atendimento virtual/ telefônico a outras cidades de Minas Gerais afetadas pela chuva.

Na Bahia, a base foi montada em Itajuípe e as equipes do Gade visitaram, entre os dias 15 e 20, os municípios de Maiquinique, Itapetinga, Firmino Alves, Itambé, Itororó, Floresta Azul, Coaraci, Ubatã, Jaguaquara, Ubaitaba, Aurélio Leal e Iguaí. No Piauí, a cidade de Picos também recebeu a visita dos técnicos.

O trabalho em campo inclui apoio na gestão de ações de proteção e defesa civil junto as defesas civis estaduais, municipais e prefeituras; articulação e integração com órgãos federais com ações em curso para uma atuação conjunta; levantamento das necessidades prioritárias de apoio federal e orientação quanto aos recursos disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e outros benefícios federais.

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Caer realiza manutenção na rede de esgotamento sanitário em rua do bairro Caranã

Postado em 19 de julho de 2025

BEM-ESTAR ANIMAL
Mais de 6 mil animais foram cadastrados no programa pioneiro da ALERR

Postado em 18 de julho de 2025

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025