Pesquisar

Governo empossa mais professores indígenas e quadro efetivo conta com mais de 750 novos docentes

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira, 06, o Governo de Roraima empossou mais sete docentes aprovados no concurso público específico e diferenciado para professores indígenas. Com esta 5ª convocação, a rede de ensino conta agora com 755 novos professores indígenas no quadro efetivo.

A solenidade de posse ocorreu no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) com a presença do vice-governador Edilson Damião, representando o governador Antonio Denarium, do secretário de Educação e Desporto Mikael Cury-Rad, do secretário de Gestão Estratégica e Administração, Anselmo Gonçalves, além de lideranças indígenas, professores, gestores e servidores da educação.

“O Governo de Roraima vem investindo na educação, não somente com a contratação de novos professores mediante concursos públicos, como vemos na posse de hoje, mas também com investimentos na estrutura física dos prédios escolares. Estamos com projeto para construção de 100 novas escolas, e 80 delas serão em comunidades indígenas”, disse Edilson Damião.

Os novos professores empossados vão atuar em escolas localizadas em comunidades indígenas nos municípios de Bonfim, Pacaraima e Normandia. A lotação será imediata e ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 8h, na Seed.

Jucelia de Sousa é uma das professoras empossadas. Ela vai atuar no município de Bonfim e diz que está ansiosa para trabalhar e contribuir com a educação escolar indígena.

“Foi bom fazer o concurso. No primeiro momento não deu certo, na primeira chamada. Fiquei um pouco triste, mas depois a gente confia, e aí saiu a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e agora saiu a quinta chamada. Agora deu certo, chegou a hora. A expectativa é muito grande de contribuir dentro das comunidades indígenas”, disse.

“Hoje é um dia muito feliz. Estamos empossando mais sete professores indígenas na educação de Roraima. Foram convocados mais de 1300 profissionais, e já temos empossados 755 profissionais. Isso demonstra que o Governo do Estado de Roraima vem valorizando a educação indígena. O Governo vem trabalhando para conseguir contratar mais profissionais e bater essa meta de mil novos professores indígenas”, disse o secretário de Educação e Desporto Mikael.

Concurso Indígena

O concurso público específico e diferenciado para professores indígenas era aguardado há 15 anos pela categoria. O certame foi realizado em março de 2022, com a oferta de mil vagas para professores indígenas e contou com 2.707 inscritos.

Os cargos ofertados foram para Nível Médio e Superior, com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais. Até o momento, o Governo de Roraima realizou cinco convocações, totalizando 755 novos professores empossados, reforçando o quadro efetivo.

De acordo com dados do Censo Escolar, a rede estadual de ensino possui 251 escolas indígenas e 18.820 estudantes matriculados.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Agricultores aprendem a fazer pães e pizzas à base da farinha de batata doce produzida na região | ASN Roraima

Postado em 22 de julho de 2024

A Voz do Brasil chega aos 89 anos — Agência Gov

Postado em 22 de julho de 2024

Empreendedores aprendem sobre inteligência emocional e alta performance em seminário de neurociência | ASN Roraima

Postado em 22 de julho de 2024

Lei institui 17 de setembro como Dia de Conscientização sobre Distrofia Muscular – Notícias

Postado em 22 de julho de 2024