Governo de Roraima e IBGE alinham estratégias de pesquisas para o setor agropecuário – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 7, o Governo de Roraima e a Superintendência Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizaram reunião para fomentar estratégias de pesquisas agropecuárias para apoiar a formulação de novas políticas públicas.

O encontro formal na Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) também contou com representantes do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e da Cooparr (Cooperativa dos Produtores Agrícolas). Na oportunidade, o IBGE comprometeu-se em fornecer regularmente informações sobre as pesquisas agropecuárias do Estado para apoiar a formulação de novos projetos.

Na ocasião, o secretário da Seadi , Márcio Grangeiro, destacou o alinhamento como fator crucial para os serviços agropecuários em Roraima. “Com os dados do IBGE, o Governo do Estado poderá tomar decisões mais informadas para impulsionar o desenvolvimento do setor regional”, disse.

“Entre os estudos conduzidos pelo instituto estão o Censo Agro, a Pesquisa Pecuária Municipal [PPM] e a Pesquisa Agrícola Municipal [PAM]”, informou o superintendente do IBGE em Roraima, Welisson Cordeiro.

Durante a reunião, a Seadi também ofereceu auxílio na logística e divulgação das pesquisas do órgão, incluindo o próximo Censo Agro, que está sendo planejado.

Cordeiro reforçou que o IBGE já está programando um treinamento especial, em que os servidores vão aprender sobre a tabulação de dados estatísticos através do Sidra (Sistema IBGE de Recuperação Automática).

“Nosso objetivo é capacitar os funcionários da Seadi para navegar na plataforma, selecionar os indicadores relevantes, cruzar informações e criar visualizações de dados. Essa habilidade promoverá uma compreensão mais profunda do cenário estudado, contribuindo também com evidências robustas para embasar decisões importantes”, concluiu Welisson.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024

acompanhe em tempo real as ações pelo Brasil — Agência Gov

Postado em 3 de março de 2024