Governo de Roraima cede caminhão ao Dsei-Leste para atividades logísticas em comunidades indígenas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

 

O Governo de Roraima segue estreitando laços com instituições parceiras por meio de atividades, cooperações técnicas e entregas. Para fortalecer as relações institucionais em prol da população, o Executivo entregou ao Dsei-Leste (Distrito Sanitário Especial Indígena Leste) repassou um caminhão tipo trucado para ser utilizado pelo órgão federal vinculado ao Ministério da Saúde.

O veículo, entregue nesta semana pela Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), atenderá todas as comunidades ligadas ao Dsei-Leste para auxiliar em serviços logísticos, de adequações, transporte de materiais e apoio ao sistema de abastecimento de água, seguindo demanda e programação de cada localidade.

O governador Antonio Denarium explicou que um dos eixos de trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado é atuar para atender as demandas dos povos indígenas, inclusive de forma indireta, por meio de parcerias, como é o caso. Ele também frisou que o veículo foi adquirido com recursos próprios do Estado e foi firmado termo de cooperação técnica entre as instituições.

“A princípio, o Distrito vai utilizar esse caminhão por uma temporada, que pode ser renovada em caso de necessidade. E se houver, iremos prontamente atender. Isso é respeito com as comunidades indígenas de Roraima”, disse.

De acordo com o coordenador do Dsei-Leste, Zelandes Oliveira, o veículo atenderá diversas comunidades localizadas nos 11 municípios em que o Dsei-Leste atende, além de 31 terras indígenas em todo o Estado.

“Agradecemos por essa valiosa contribuição do Governo de Roraima que celebrou um termo de cooperação técnica conosco para ceder um caminhão para ficar à disposição da nossa instituição nos próximos 40 dias. Ele vai atender o nosso serviço de edificação e saneamento ambiental indígena levando materiais de construções para as comunidades que precisam”, afirmou.

 

COOPERAÇÃO TÉCNICA

O secretário dos Povos Indígenas, Tadeu Lima, ressaltou que conversas sobre as demandas já haviam ocorrido anteriormente, dando origem a solicitação oficial, por meio da pasta, que visava o uso do veículo para a realização das atividades em regiões mais distantes, como as comunidades no Uiramutã ou em Normandia.

“Diante dessa necessidade, o governador Antonio Denarium, sensível ao atendimento aos povos indígenas, se propôs em fazer essa doação através de cautela, de um caminhão ao Dsei-Leste, que só fortalece mais e ajuda o trabalho de apoio às comunidades”, declarou.

O presidente do Iater, Marcelo Pereira, complementou, dizendo que haverá, em breve, novas entregas para outras entidades indígenas, como tratores, caminhões, motocultivador, casa de farinha, roçadeira, motor de rabeta, além de outras ferramentas e implementos para trabalhar a irrigação e apoiar os projetos de piscicultura e avicultura.

“Estamos também levando para essas mesmas comunidades e população atendida pelo Dsei Leste os projetos de grãos, de café, que está disponível, de melancia em algumas comunidades, e de mandiocultura, para subsidiar a alimentação da população indígena e, com o excedente, trabalhar a comercialização”, completou.

 

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024