Governador Antonio Denarium sanciona nova Política de Turismo de Roraima – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Estado de Roraima agora conta com uma Política de Turismo ainda mais abrangente. Isso porque o governador Antonio Denarium sancionou a Lei n° 1930/2024, que traça as novas diretrizes do setor.

Entre as novidades da matéria, publicada no Diário Oficial do dia 28 de fevereiro, estão os instrumentos que regem a lei, o novo Sistema Estadual de Turismo e a instituição do Dia Estadual do Condutor Local, a ser comemorado no dia 13 de junho.

O chefe do Executivo ressaltou que o novo texto é uma grande vitória para o setor, uma vez que é a primeira legislação do Estado que reconhece e dá condições para que o Turismo se desenvolva mais com as políticas públicas que vêm sendo trabalhadas, tendo esforço de municípios, gestores municipais, empresários, condutores locais, guias de turismo, e demais atores que movimentam o segmento.

“O Turismo em Roraima está em constante crescimento e nosso trabalho é fomentar esse setor com políticas sérias, que tornem nosso Estado uma verdadeira potência turística. Nós temos roteiros únicos e muitas belezas naturais que devemos mostrar ao mundo, por isso estamos contemplando e mantendo forte relacionamento com os atores envolvidos com esse segmento”, disse.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz de Brito, reforçou o principal do texto, que é ampliar os fluxos turísticos, a permanência e o gasto médio dos turistas no Estado, por meio da promoção turística e do apoio à comercialização e ao desenvolvimento do produto turístico.

“O reconhecimento dado pelo governador para o setor com a aprovação da lei significa que o caminho certo vem sendo construído, que o reconhecimento da importância do setor vem sendo dado não somente para o Monte Roraima, para a Serra do Tepequém, para a pesca esportiva no baixo Rio Branco e para os mais diversos e numerosos roteiros de aventura, de lazer e de observação de aves que nós temos num estado são importantes, mas para a significativa economia criativa que vem sendo trabalhada pelo turismo e que hoje ganha mais uma vez com a promulgação da lei que reconhece, valoriza e fortalece o sistema estadual do turismo”, frisou.

INSTRUMENTOS

A nova Política de Turismo possui quatro importantes instrumentos que estabelecerão o norte das atividades turísticas no Estado, sendo o Plano Estadual de Turismo, os Planos de Desenvolvimento do Turismo dos Municípios, os pareceres, as recomendações e as deliberações do Fórum Estadual de Turismo e o Inventário Estratégico da Oferta Turística de Roraima.

Principal instrumento da nova política de turismo, o Plano Estadual de Turismo deverá ser elaborado pela Secult junto com o Fórum Estadual de Turismo, os municípios turísticos, as organizações relacionadas diretamente com a atividade turística e a sociedade civil organizada, visando definir áreas estratégicas, programas e ações, para orientar o Estado na alocação de recursos para a implementação da Política de Turismo, podendo ser revisto quando necessário ou, no máximo, a cada quatro anos.

SISTEMA ESTADUAL DE TURISMO

O grande fator de destaque na nova política é o Sistema Estadual de Turismo, cuja principal função é democratizar e integrar o fomento e o apoio ao desenvolvimento do turismo.

Entre os objetivos do sistema, estão o alcance das metas, diretrizes e objetivos delineados no Plano Estadual de Turismo, a coordenação e estimulação à integração dos diversos segmentos do setor turístico, sob regime de cooperação e parceria, com foco na descentralização da atividade turística e promoção da melhoria contínua da qualidade dos serviços turísticos prestados no Estado.

O sistema também visa promover e organizar os levantamentos de dados relativos à demanda da oferta turística estadual, bem como aqueles necessários à elaboração do Inventário Estratégico da Oferta Turística de Roraima e à execução do Plano Estadual de Turismo e estimular o fortalecimento da atuação municipal e regional em matéria turística.

O Sistema Estadual de Turismo é composto pela Secult, pelo Fórum Estadual de Turismo, pelas instâncias de governança regional, municípios constantes no Mapa Turístico do Estado e entidades representativas do segmento turístico estadual

DIA DO CONDUTOR LOCAL

A Lei n° 1930/2024 também instituiu o Dia Estadual do Condutor Local de Turismo, que celebra o profissional que guia o público para as principais rotas turísticas de Roraima. A data escolhida faz alusão ao Dia do Turista no Brasil, que celebra aqueles que gostam de viajar e explorar novos roteiros no país e no mundo.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022